Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2753
Título: Frequência de anticorpos e fatores de risco associados a infecção por leptospira sp. em bovinos da zona da mata de Rondônia
Autor(es): Guedes, Tales André
Palavras-chave: Leptospirose
Roedores
Ratlus norvegicus
Educação sanitária
Data do documento: 2018
Citação: GUEDES, T. A. Frequência de anticorpos e fatores de risco associados a infecção por leptospira sp. em bovinos da zona da mata de Rondônia. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado como exigência em graduação no curso de Bacharel em Medicina Veterinária da Federação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura, sob a orientação da Profa. Dra. Evelyn Rabelo Andrade.
Resumo: A leptospirose é uma doença altamente contagiosa que provoca transtornos na esfera produtiva e acomete tanto homens, quanto animais, denominada antropozoonose, transmitida pela urina do rato doente, Ratlus norvegicus, portanto é estimada como uma das principais enfermidades pelas perdas de rebanhos no mundo inteiro. É uma zoonose cosmolita e pode permanecer na zona urbana e rural, apresentando vários sintomas, tais como: febre, hemorragia, icterícia e uremia com altos graus de letalidade acompanhada pela insuficiência renal. Este estudo tem por finalidade descrever e avaliar os principais aspectos relacionados à leptospírose, como: a etiologia, a patogenia, e epidemiologia, possibilitando por meio de ações profiláticas a melhoria das condições de habitação, saneamento básico, educação sanitária, controle de roedores, vacinação, minimizando assim a ocorrência e o risco da doença para o homem e para os animais. Os municípios pesquisados foram: Alta Floresta D’Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Castanheiras, Novo Horizonte D’Oeste, Rolim de Moura e Santa Luzia D’Oeste, Estado de Rondônia, onde verificou-se a frequência e os fatores de risco associados à leptospira sp. em rebanhos bovinos leiteiro.A metodologia baseou-se em consultas de artigos cientificos e quanto às propriedades avaliadas foi aplicado um questionário epidemiológico para obtenção de informações do sistema de produção, manejo e dados individuais dos animais. o estudo demonstra que rebanhos bovinos dos municípios pesquisados, na zona da mata rondoniense, estão expostos a vários sorovares de leptospira sp. sendo a mais prevalente a sejroe, grippotyphosa, canicola..
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado como exigência em graduação no curso de Bacharel em Medicina Veterinária da Federação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura, sob a orientação da Profa. Dra. Evelyn Rabelo Andrade.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2753
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária (Monografias)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.