Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2754
Título: Aspectos produtivos e sanitários de rebanhos leiteiros no município de Nova Brasilândia D’Oeste-RO
Autor(es): Benati, Henrique Nascimento
Palavras-chave: Bovinos leiteiros
Produção animal
Sanidade animal
Data do documento: 2018
Citação: BENATI, H. N. Aspectos produtivos e sanitários de rebanhos leiteiros no município de Nova Brasilândia D’Oeste-RO. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado como exigência em graduação no curso de Bacharel em Medicina Veterinária da Federação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura, sob a orientação do Prof. Dr. Raul Dirceu Pazdiora.
Resumo: O leite confere um alimento de grande importância na alimentação humana. Economicamente essa cadeia produtiva proporciona renda e sustento de grande parte da população rural de Nova Brasilândia D’Oeste. A presente pesquisa teve como objetivo caracterizar a produção de leite e o manejo sanitário dos animais de propriedades do município de Nova Brasilândia D’Oeste. A metodologia proposta neste trabalho é composta pela aplicação de questionário contendo questões relacionadas a cadeia produtiva e condições higiênico sanitárias da ordenha, utilizando uma amostra de produtores leiteiros distribuídos através de linhas vicinais do município. Os dados obtidos foram importantes para conhecer e caracterizar o perfil das propriedades leiteiras nessa região. Os resultados obtidos demonstram baixo nível tecnológico na atividade leiteira no município, a produção média diária de 4,73 L por vaca evidencia a baixa aptidão leiteira dos animais que em sua maioria é constituído de animais mestiços de mérito genético inferior o que acarreta em uma menor produtividade. Os animais são mantidos em pastagens de gramíneas tropicais, onde se destaca o gênero Brachiaria presente em 100% das propriedades. O fornecimento de fonte volumosa e concentrado para suplementação dos animais é pouco significativa, causando sazonalidade na produção leiteira em períodos de estiagem por não atender as exigências nutricionais do rebanho. Os animais são suplementados com sal mineralizado em 98% das propriedades. Em relação a sanidade do rebanho, os produtores realizam as vacinas obrigatórias de Febre Aftosa e Brucelose, a higiene de ordenha merece atenção pelo baixo nível de utilização de técnicas de higiene como o pré e pós-dipping e testes de diagnóstico e controle de mastite, a sanidade do rebanho está diretamente ligada qualidade do leite produzido. Os sistemas fechados de ordenha se destacam por conta do menor contato com meios de contaminação, no entanto, a ordenha manual é realizada em 92% das propriedades avaliadas e exige boas práticas de ordenha para se evitar os riscos de contaminação e a perda de qualidade da matéria-prima. A produtividade encontrada no município está próxima a média nacional e estadual, valores estes encontrados que correspondem a baixa produtividade da atividade quando comparadas a regiões produtivas como a região Sul e países especializados como Estados Unidos da América e Canadá. A baixa produtividade do município está relacionada aos animais não especializadas, o baixo nível tecnológico empregado nas propriedades e a baixa de adoção de assistência técnica pelos produtores.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado como exigência em graduação no curso de Bacharel em Medicina Veterinária da Federação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura, sob a orientação do Prof. Dr. Raul Dirceu Pazdiora.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2754
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aspectos produtivos e sanitários de rebanhos leiteiros no município de Nova Brasilândia D’Oeste-RO.pdf659,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.