Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2761
Title: Afetividade, desenvolvimento e aprendizagem: compreendendo o fenômeno a partir dos significados de professores de séries iniciais
Authors: Cremasco, Bruna Oliveira de Souza
Keywords: Afetividade
Família
Pedagogia
Prática pedagógica
Issue Date: 2019
Abstract: Este trabalho tem como temática afetividade no desenvolvimento e aprendizagem na infância, cujo objetivo geral desse estudo é analisar os significados da afetividade e sua influência no desenvolvimento e aprendizagem através da fala de professores da séries inicias, e como objetivos específicos temos, compreender através da fala dos professores o conceito de desenvolvimento e afetividade; analisar a relação entre afetividade e desenvolvimento/aprendizagem; entender como os professores relacionam afetividade e o contexto de sala de aula e perceber como os professores relacionam a influência da família no desenvolvimento/aprendizagem. Quando analisamos a sociedade atual temos percebido o que parece ser um esvaziamento relativo às questões afetivas, no passar dos anos podemos observar uma crise social. Nessa perspectiva se destaca a importância de estimular a afetividade em todos os contextos e instituições, principalmente aquelas que são as mais influentes, a familiar e escolar, a familiar por ser o nosso primeiro contato com o afeto e a nossa primeira formadora de cultura e a escola e a figura principal o professor, hoje o segundo ambiente onde o sujeito mais passa o seu tempo e é um importante formador critico, há um importante elo entre os aspectos cognitivos e afetivos, a afetividade como fator fundamental na relação entre sujeitos, relação que deve ser baseada em respeito mútuo, autonomia e compreensão para a formação de cidadãos plenos. Por isso foi realizada uma revisão bibliográfica com teóricos que compreendem o tema Afetividade, que resultou em uma pesquisa a campo, onde foi aplicado questionários semiestruturados para professores de series iniciais da cidade de Vilhena-RO, para que compreendamos a visão que o professor tem sobre a afetividade e suas influências no desenvolvimento e aprendizado das crianças. Através desta pesquisa verifica-se que a família e escola como a instituições que as crianças vivem, devem propiciar um ambiente saudável, agradável, onde ele sinta prazer em estar e possa desenvolver-se plenamente e que a afetividade tem influência em como a criança desenvolve e aprende.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2761
Appears in Collections:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Versao Final#.pdf630,86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.