Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2762
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Alana Carina Stringhi | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-16T00:06:44Z | - |
dc.date.available | 2019-10-16T00:06:44Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2762 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo geral pesquisar o processo histórico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, destacando as políticas públicas, as principais campanhas internacionais, os movimentos, manifestações e programas nacionais até a primeira década do século XXI. E como objetivos específicos: pesquisar a história da Educação de Jovens e Adultos desde a sua implementação; descrever as principais Políticas Públicas voltadas para a Educação de Jovens e Adultos; pesquisar as contribuições de Paulo Freire para a Educação de Jovens e Adultos e para a Educação Popular, no Brasil e no mundo e conhecer a Educação de Jovens e Adultos no município de Vilhena-RO. Os aportes teóricometodológicos, que dão sustentação ao trabalho, encontram-se nos estudos de Paulo Freire, Moacir Gadotti, entre outros e na análise do discurso, em Michel Foucault. O material de pesquisa é composto por documentos referentes à Educação de Jovens e Adultos, tais como: leis, decretos, programas, movimentos, relatórios, referenciais curriculares, bem como narrativas de duas coordenadoras pedagógicas da EJA. O exercício analítico possibilitou concluir: a) a EJA é uma modalidade de ensino que sucessivamente encarou resistências e dificuldades no Brasil, desde o Período Jesuítico e só começou a se estabelecer a partir da década 1930, ainda com o objetivo de ensinar a ler e a escrever e não uma educação para uma consciência crítica, sendo censurada e redirecionada no período da ditadura militar; b) com a pedagogia de Paulo Freire, a partir da década de 1960, a EJA entra numa atmosfera de transformação para a Educação Popular caracterizava como um ato político junto com os grupos populares, permanecendo ativa até os dias atuais; c) a EJA é reconhecida glocalmente, mundialmente pela Organização das Nações Unidas para a Educação (ONU) e pela Ciência e a Cultura (UNESCO) e nacionalmente pela nossa Constituição Federal, como um direito humano garantido para todos, e pela contribuição no fortalecimento da cidadania e da formação cultural da população, responsáveis por aumentar a educação nos países em desenvolvimento. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2019-10-15T21:45:39Z No. of bitstreams: 1 ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL O SURGIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO POPULAR.pdf: 625361 bytes, checksum: 44c83c8b8850127e960919920f8935b0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2019-10-16T00:06:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL O SURGIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO POPULAR.pdf: 625361 bytes, checksum: 44c83c8b8850127e960919920f8935b0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2019-10-16T00:06:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL O SURGIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO POPULAR.pdf: 625361 bytes, checksum: 44c83c8b8850127e960919920f8935b0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-10-16T00:06:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL O SURGIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO POPULAR.pdf: 625361 bytes, checksum: 44c83c8b8850127e960919920f8935b0 (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação no Brasil | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.title | Estudo sobre a educação de jovens e adultos no Brasil: o surgimento de uma educação popular | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL O SURGIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO POPULAR.pdf | 610,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.