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Título: A feminização da profissão pedagogo: o estado da arte (2000-2019) sobre mulher e o magistério
Autor(es): Pezzini, Fernanda Caroline Esser
Palavras-chave: Pedagogia
Formação de professoras
Data do documento: 2019
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar a ascensão da mulher no magistério e a predominância feminina neste setor. Fazemos uma viagem histórica da educação, analisando antes a educação sexista onde meninas eram educadas diferentes dos rapazes, selecionando o ponto de vista das relações de gênero, que nos mostra que a mulher foi submetida a estereótipos, e quando a mulher começou a ser inserida e aceita na sociedade, analisamos os pontos chaves que colaboraram para a entrada da mulher na profissão docente, desde antigamente até os dias atuais, pois a profissão docente antes era ocupada única e exclusivamente por homens. Pretende então discutir a trajetória das mulheres no exercício do magistério e, assim, ampliar os olhares sobre as condições da profissão docente. Na busca por inserção no mercado de trabalho, a mulher, através de muita luta, avançou e regrediu em diferentes momentos, mas acabou por conseguir grande espaço, identidade e valorização profissional. Diante do quadro atual de docentes é indiscutível que o público dominante é feminino e essa feminização da profissão docente é vista como um dos fatores de desvalorização profissional da carreira. O estudo se baseia numa revisão bibliográfica feita em plataformas como CAPES e SCIELO, observando as questões predominantes a esse assunto. Uma luta feminina e de abertura profissional para as mulheres, a saída dos homens da profissão e a dominância das mesmas que marcam a trajetória feminina e quando surgiu essa feminização do magistério e em. Além do mais este estudo pretende esclarecer um pouco as angústias e condições da mulher que adentrou nesse ramo, hoje executado com tanta excelência.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2763
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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