Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2768
Title: A importância da participação dos pais no processo de aprendizagem dos estudantes do 3° ano da escola municipal Professor Valdecir Sgarbi Filho de Rolim de Moura, RO
Authors: Ponce, Lucilia Donizetti de Oliveira
Keywords: Escola
Família
Aprendizagem
Issue Date: 2018
Citation: PONCE, L. D. O. A importância da participação dos pais no processo de aprendizagem dos estudantes do 3° ano da escola municipal Professor Valdecir Sgarbi Filho de Rolim de Moura, RO. Monografia apresentada ao Curso de Pedagogia da Federação Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Campus de Rolim de Moura, como requisito final para obtenção do título de Licenciada em Pedagogia, sob a orientação da Profª. Esp. Elisabete dos Reis Venturoso.
Abstract: Ao longo dos anos a educação tem passado por inúmeras mudanças. Entretanto, nos últimos anos o que se observa e tem preocupado muito os educadores, é a ausência da família no processo educacional da criança. Visando compreender as particularidades dessa situação, este trabalho é o resultado de uma pesquisa junto a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Valdecir Sgarbi Filho, com pais e professor dos educandos do 3º ano do Ensino Fundamental, com o intuito de atender o seguinte objetivo: averiguar como a relação família e escola têm acontecido e apontar a importância do envolvimento de pais e responsáveis na vida escolar dos seus filhos, colaborando com o processo de aprendizagem, de modo que ele possa percorrer o caminho rumo à consolidação de seus conhecimentos e construção do conceito de mundo. Por meio da pesquisa, foi possível observar que a referida instituição de ensino tem percebido a ausência da família ou responsável no processo educacional da criança sendo que essa ausência tem comprometido o desenvolvimento escolar da mesma. Verificou-se que os pais têm conhecimento da importância dos estudos para os filhos, entretanto, uma série de circunstâncias, deixam a desejar nesse suporte à vida escolar. Evidenciou-se, que a participação efetiva da família na vida escolar do filho é imprescindível, pois estimula a aprendizagem, incentiva na superação de desafios e colabora com o desenvolvimento da autoestima, potencializando sua capacidade de produção e desenvolvimento. A presença da família na vida estudantil do filho é indispensável, pois esse acompanhamento possibilita a superação de novos desafios, auxiliando na formação de um indivíduo crítico, pronto para exercer seu papel transformador na sociedade em que estiver inserido.
Description: Monografia apresentada ao Curso de Pedagogia da Federação Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Campus de Rolim de Moura, como requisito final para obtenção do título de Licenciada em Pedagogia, sob a orientação da Profª. Esp. Elisabete dos Reis Venturoso.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2768
Appears in Collections:DACEP/RM. Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.