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Título: A matemática nos jogos e brincadeiras na educação infantil: uma construção de aprendizagem
Autor(es): Sarmento, Carolyne Almeida
Palavras-chave: Jogos na Educação Infantil
Aprendizagem na Educação Infantil
Matemática e Jogos
Data do documento: 2017
Citação: SARMENTO, C. A. A matemática nos jogos e brincadeiras na educação infantil: uma construção de aprendizagem. Monografia apresentada ao Curso de Pedagogia da Federação Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Campus de Rolim de Moura, como requisito final para obtenção do título de Licenciada em Pedagogia, sob a orientação da Prof.ª Dr. ª Bianca Santos Chisté.
Resumo: Na educação infantil os jogos e as brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento total da criança. O presente trabalho traz como objetivo analisar se o uso de jogos e brincadeiras permite a ampliação do pensamento lógicomatemático nas crianças de 4 anos da Educação Infantil; procurar ideias referentes a números usando jogos e brincadeiras com crianças de 4 anos da Educação Infantil; analisar como o uso de jogos e brincadeiras com crianças de 4 anos da Educação Infantil pode promover a aprendizagem da matemática a partir da prática de contagens, comparações de quantidades e identificação de algarismos. Na revisão bibliográfica constatou-se que os jogos compõem uma base metodológico admirável, já que, por meio deles, as crianças podem criar, pesquisar, “brincar” e “jogar” com a matemática. Com a utilização dos jogos é possível fundamentar, de maneira significativa, a formação e obtenção de novas ideias ou conhecimentos matemáticos. Tendo em vista o aprendizado da criança, considera-se de fundamental importância que ela aprenda os procedimentos e seus registros em diversas situações sugeridas. Realizou-se uma pesquisa de campo onde foram aplicados jogos e brincadeiras no ensino da matemática com crianças da segunda etapa da Educação Infantil. Os resultados alcançados durante a realização dos jogos comprovam a ampliação de certas aptidões como, por exemplo, a contagem, concentração, respeito às regras, saber esperar a vez, organização, conferência dos resultados apresentados pelos colegas. Desta maneira, entende-se que o ensino da matemática na Educação Infantil deve ter como prioridade o conhecimento das crianças diante a situações significativas de aprendizagem, e que os jogos e brincadeiras precisam estar sempre presentes, ajudando na formação dos conceitos, proporcionando conquistas de habilidades e desenvolvendo capacidades motoras.
Descrição: Monografia apresentada ao Curso de Pedagogia da Federação Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Campus de Rolim de Moura, como requisito final para obtenção do título de Licenciada em Pedagogia, sob a orientação da Prof.ª Dr. ª Bianca Santos Chisté.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2770
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