Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2770
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSarmento, Carolyne Almeida-
dc.date.accessioned2019-10-17T20:12:29Z-
dc.date.available2019-10-17T20:12:29Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSARMENTO, C. A. A matemática nos jogos e brincadeiras na educação infantil: uma construção de aprendizagem. Monografia apresentada ao Curso de Pedagogia da Federação Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Campus de Rolim de Moura, como requisito final para obtenção do título de Licenciada em Pedagogia, sob a orientação da Prof.ª Dr. ª Bianca Santos Chisté.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2770-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Curso de Pedagogia da Federação Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Campus de Rolim de Moura, como requisito final para obtenção do título de Licenciada em Pedagogia, sob a orientação da Prof.ª Dr. ª Bianca Santos Chisté.pt_BR
dc.description.abstractNa educação infantil os jogos e as brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento total da criança. O presente trabalho traz como objetivo analisar se o uso de jogos e brincadeiras permite a ampliação do pensamento lógicomatemático nas crianças de 4 anos da Educação Infantil; procurar ideias referentes a números usando jogos e brincadeiras com crianças de 4 anos da Educação Infantil; analisar como o uso de jogos e brincadeiras com crianças de 4 anos da Educação Infantil pode promover a aprendizagem da matemática a partir da prática de contagens, comparações de quantidades e identificação de algarismos. Na revisão bibliográfica constatou-se que os jogos compõem uma base metodológico admirável, já que, por meio deles, as crianças podem criar, pesquisar, “brincar” e “jogar” com a matemática. Com a utilização dos jogos é possível fundamentar, de maneira significativa, a formação e obtenção de novas ideias ou conhecimentos matemáticos. Tendo em vista o aprendizado da criança, considera-se de fundamental importância que ela aprenda os procedimentos e seus registros em diversas situações sugeridas. Realizou-se uma pesquisa de campo onde foram aplicados jogos e brincadeiras no ensino da matemática com crianças da segunda etapa da Educação Infantil. Os resultados alcançados durante a realização dos jogos comprovam a ampliação de certas aptidões como, por exemplo, a contagem, concentração, respeito às regras, saber esperar a vez, organização, conferência dos resultados apresentados pelos colegas. Desta maneira, entende-se que o ensino da matemática na Educação Infantil deve ter como prioridade o conhecimento das crianças diante a situações significativas de aprendizagem, e que os jogos e brincadeiras precisam estar sempre presentes, ajudando na formação dos conceitos, proporcionando conquistas de habilidades e desenvolvendo capacidades motoras.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nagila Chaves (nagilanerval@unir.br) on 2019-10-17T20:12:29Z No. of bitstreams: 1 A matemática nos jogos e brincadeiras na educação infantil uma construção de aprendizagem.pdf: 530086 bytes, checksum: 3800de0e2f4c995e2ffeb0f39a1b565b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-17T20:12:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A matemática nos jogos e brincadeiras na educação infantil uma construção de aprendizagem.pdf: 530086 bytes, checksum: 3800de0e2f4c995e2ffeb0f39a1b565b (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectJogos na Educação Infantilpt_BR
dc.subjectAprendizagem na Educação Infantilpt_BR
dc.subjectMatemática e Jogospt_BR
dc.titleA matemática nos jogos e brincadeiras na educação infantil: uma construção de aprendizagempt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A matemática nos jogos e brincadeiras na educação infantil uma construção de aprendizagem.pdf517,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.