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Título: Crianças com necessidades educativas especiais: um estudo sobre a práxis dos profissionais no processo de ensino-aprendizagem
Autor(es): Oliveira, Sueli Pereira de
Palavras-chave: Educação inclusiva
Ensino-aprendizagem
Deficiência
Profissionais da Educação
Data do documento: 2016
Citação: OLIVEIRA, S. P. Crianças com necessidades educativas especiais: um estudo sobre a práxis dos profissionais no processo de ensino-aprendizagem. Monografia apresentada ao Departamento de Educação da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura, como requisito parcial para obtenção do título de graduação em Pedagogia para docência em educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e formação em gestão educacional, sob a orientação do Prof. Dr. Nelbi Alves da Cruz
Resumo: O trabalho foi construído no intento de refletir sobre a prática dos profissionais relacionados diretamente no processo de ensino aprendizagem da criança com deficiência, verificando os sucessos e fracassos dos estudantes “incluídos”. Utilizou-se de um estudo de caso, com uma abordagem sociohistórica. A observação e a entrevista foram os instrumentos que se apoiou para o levantamento das informações. Os sujeitos envolvidos foram os gestores, professores, cuidadores, psicólogos e o psiquiatra. Para a concretização da pesquisa foram realizadas coletas de informações junto a Secretaria Municipal de Educação de Rolim de Moura-RO, sendo escolhidas duas escolas da rede com o número maior de discentes com deficiência diagnosticada, Buscou-se fundamentar- nos pensamentos de Mantoan (2003; 2007), Sassaki (1997; 2003), Mittler (2003), Aranha (2000; 2003) entre outros teóricos que debatem a inclusão. A Escola é um lugar no qual se estabelecem um complexo de relações em que estão envolvidos o ensinar e o aprender, no qual a equipe pedagógica atua mediando o processo. Constatou-se que a educação inclusiva deve ser tratada como um elemento de transformação, que trará possibilidades de avanços dos estudantes na interação social e no desenvolvimento de suas potencialidades. Assim como os teóricos, os profissionais participantes do estudo buscam sem ser utópica, a efetivação de escolas que incluam tanto em seu espaço físico, quanto nas estratégias de ensino ocorridas em seu interior.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Educação da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura, como requisito parcial para obtenção do título de graduação em Pedagogia para docência em educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e formação em gestão educacional, sob a orientação do Prof. Dr. Nelbi Alves da Cruz
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2773
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