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dc.contributor.authorOliveira, Sueli Pereira de-
dc.date.accessioned2019-10-17T22:06:29Z-
dc.date.available2019-10-17T22:06:29Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, S. P. Crianças com necessidades educativas especiais: um estudo sobre a práxis dos profissionais no processo de ensino-aprendizagem. Monografia apresentada ao Departamento de Educação da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura, como requisito parcial para obtenção do título de graduação em Pedagogia para docência em educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e formação em gestão educacional, sob a orientação do Prof. Dr. Nelbi Alves da Cruzpt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2773-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento de Educação da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura, como requisito parcial para obtenção do título de graduação em Pedagogia para docência em educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e formação em gestão educacional, sob a orientação do Prof. Dr. Nelbi Alves da Cruzpt_BR
dc.description.abstractO trabalho foi construído no intento de refletir sobre a prática dos profissionais relacionados diretamente no processo de ensino aprendizagem da criança com deficiência, verificando os sucessos e fracassos dos estudantes “incluídos”. Utilizou-se de um estudo de caso, com uma abordagem sociohistórica. A observação e a entrevista foram os instrumentos que se apoiou para o levantamento das informações. Os sujeitos envolvidos foram os gestores, professores, cuidadores, psicólogos e o psiquiatra. Para a concretização da pesquisa foram realizadas coletas de informações junto a Secretaria Municipal de Educação de Rolim de Moura-RO, sendo escolhidas duas escolas da rede com o número maior de discentes com deficiência diagnosticada, Buscou-se fundamentar- nos pensamentos de Mantoan (2003; 2007), Sassaki (1997; 2003), Mittler (2003), Aranha (2000; 2003) entre outros teóricos que debatem a inclusão. A Escola é um lugar no qual se estabelecem um complexo de relações em que estão envolvidos o ensinar e o aprender, no qual a equipe pedagógica atua mediando o processo. Constatou-se que a educação inclusiva deve ser tratada como um elemento de transformação, que trará possibilidades de avanços dos estudantes na interação social e no desenvolvimento de suas potencialidades. Assim como os teóricos, os profissionais participantes do estudo buscam sem ser utópica, a efetivação de escolas que incluam tanto em seu espaço físico, quanto nas estratégias de ensino ocorridas em seu interior.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nagila Chaves (nagilanerval@unir.br) on 2019-10-17T22:06:29Z No. of bitstreams: 1 Crianças com necessidades educativas especiais um estudo sobre a práxis dos profissionais no processo de ensino-aprendizagem.pdf: 450114 bytes, checksum: 08da37ca583b0e87504bed885c830483 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-17T22:06:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Crianças com necessidades educativas especiais um estudo sobre a práxis dos profissionais no processo de ensino-aprendizagem.pdf: 450114 bytes, checksum: 08da37ca583b0e87504bed885c830483 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectProfissionais da Educaçãopt_BR
dc.titleCrianças com necessidades educativas especiais: um estudo sobre a práxis dos profissionais no processo de ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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