Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2775
Título: Educação de jovens e adultos: uma análise da relação entre educador e educando e as dificuldades de aprendizagem
Autor(es): Deniculi, Célia Maria de Souza
Palavras-chave: Educação de adultos
Desafios
Aprendizagem
Sucesso
Data do documento: 2016
Citação: DENICULI, C. M. S. Educação de jovens e adultos: uma análise da relação entre educador e educando e as dificuldades de aprendizagem. Monografia apresentada a Federação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Rolim de Moura, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia com habilitação no ensino da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sob a orientação do Prof.ª Elisabete dos Reis Venturoso.
Resumo: Este trabalho monográfico tem por objetivo analisar a importância da Educação de Jovens e Adultos, as dificuldades encontradas por estes alunos, como as superam e averiguar as vantagens desta modalidade de ensino. A educação é considerada um instrumento transformador na sociedade, e vem servindo como ponte para que sujeitos excluídos possam ingressar na sociedade como cidadãos plenos, capazes de exercer seus direitos e deveres. Desta maneira, busca refletir sobre as implicações que levam ao sucesso e ao fracasso na aprendizagem de jovens e adultos, entender a relação professor e aluno. A pesquisa foi desenvolvida no Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos - CEEJA Bárbara Conceição dos Reis, localizado no município de Novo Horizonte do Oeste - RO, e oferece o ensino modular. A pesquisa de cunho qualitativo, utilizando a observação e entrevistas como instrumentos de coleta de dados. Deste modo, para melhor atender os objetivos da investigação ou inquietações suscitadas neste trabalho, selecionamos três professores que trabalham nesta escola e três alunos matriculados na modalidade de ensino modular. As discussões apresentada revelam a importância da educação como desenvolvimento pessoal e social, pois além de proporcionar o diploma, estimula a capacidade de criar, de pensar, de ser um cidadão critico diante de sua realidade, outorgando a este estudante a várias formas de êxito profissional. Em consonância com os dados, o referencial teórico se apoia nos autores Gadotti (2005), Freire (1983; 1996), Borba (1984), Hoffmann (1999), Beisiegel (1989), Oliveira (2004), Pinto (1991), Oliveira (2007), Referencial Curricular da EJA (2013), Freitag (1980, 1988) entre outros que foi dando sustentação para compreensão ampla do tema. Em relação à pesquisa de campo, a qual foi dado destaque, e com suporte nas leituras realizadas e na reflexão das mesmas objetivando elucidar o problema escolhido por meio do acesso à sala de aula com observações, diálogos e entrevistas com os discentes e docentes. A dedicação dos professores, as objeções diárias para superar obstáculos, o gosto pela vida são evidências nessa clientela que retornam à sala de aula exercendo os direitos que lhe são garantidos e que por muitos anos lhes foram negados e regrados.
Descrição: Monografia apresentada a Federação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Rolim de Moura, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia com habilitação no ensino da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sob a orientação do Prof.ª Elisabete dos Reis Venturoso.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2775
Aparece nas coleções:Pedagogia (Monografias)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.