Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2778
Título: Leitura e contação de histórias na educação infantil: uma viagem pelo mundo da imaginação
Autor(es): Moreira, Irinéia Maria dos Santos
Palavras-chave: Educação infantil
Leitura e contação de história
Imaginação
Data do documento: 2016
Citação: MOREIRA, I. M. S. Leitura e contação de histórias na educação infantil: uma viagem pelo mundo da imaginação. Monografia apresentada no curso de licenciatura de pedagogia da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Rolim de Moura, para obtenção do título de licenciatura em pedagogia, sob orientação da profª. Esp. Helionice de Moura Silva.
Resumo: O estudo objeto deste texto teve como indagações: A leitura e a contação de história estão sendo desenvolvidas nas salas de aula na escola de educação infantil? Quais metodologias e/ou estratégias são utilizadas pelas professoras para apresentar as histórias para as crianças? Essa prática colabora para aprendizagem das crianças e também despertam o gosto pela leitura e contação de história? A pesquisa desenvolveu-se pelo enfoque qualitativo. Os instrumentos de coleta dos dados usados na pesquisa foram: observação participativa, entrevista semiestruturada e registros em caderno de campo. A participante da pesquisa foi uma professora titular da sala e dezesseis crianças de três anos de idade da creche Benta Idavina. Para subsidiar a análise e discussões dos dados utilizou-se como embasamento teórico: ABRAMOVICH, ZILBERMAM, CASTRO, CHIZZITTI, RCNEI,(Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil), LDB (Lei de Diretrizes e Bases ) 9.394,96 ,caderno de campo. Os resultados obtidos através da pesquisa apontam para percepção de quão urgente é a necessidade da motivação do hábito de ler, principalmente entre as crianças da educação infantil.
Descrição: Monografia apresentada no curso de licenciatura de pedagogia da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Rolim de Moura, para obtenção do título de licenciatura em pedagogia, sob orientação da profª. Esp. Helionice de Moura Silva.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2778
Aparece nas coleções:Pedagogia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leitura e contação de histórias na educação infantil uma viagem pelo mundo da imaginação.pdf445,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.