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dc.contributor.authorHenrique, Angélica Vital-
dc.date.accessioned2019-10-21T17:48:27Z-
dc.date.available2019-10-21T17:48:27Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationHENRIQUE, A. V. Memórias de docência em alfabetização de jovens e adultos: um estudo de caso. Monografia apresentada no curso de licenciatura de pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Rolim de Moura, para obtenção do título de licenciatura em pedagogia, sob orientação da Profª. Maria das Graças de Araújo.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2780-
dc.descriptionMonografia apresentada no curso de licenciatura de pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Rolim de Moura, para obtenção do título de licenciatura em pedagogia, sob orientação da Profª. Maria das Graças de Araújo.pt_BR
dc.description.abstractA educação de jovens e adultos destaca-se como um importante campo de pesquisa no sistema educacional brasileiro, tendo em vista o grande contingente da população que, por inúmeras razões, não pode ter acesso à escola formal na idade adequada para o ingresso em ensino regular. Objetivou-se, analisar e refletir neste estudo monográfico como o método do educador Paulo Freire possibilita envolver o adulto num processo de alfabetização e letramento, considerando que este já percorreu uma importante caminhada de sua vida (infância e juventude), sem ter oportunidade de se alfabetizar. Para tanto, a pesquisa realizada, se caracterizou como uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de um estudo de caso único. Os instrumentos de coleta de dados utilizados, foram análises teóricas deste mesmo campo do saber, entrevista semi estruturada, planejamentos de aulas, intervenções pedagógicas, análises das memórias de alfabetização da professora alfabetizadora e análise das memórias do processo de alfabetização do educando enquanto sujeito da pesquisa. Deste modo, para dar consistência as discussões teóricas e as análises no texto, foram selecionados como interlocutores/as autores como: Freire (1996), Soares (2003), Albuquerque e Santos (2007), Momberger (2008), Thiollent (1997) entre outros, bem como o material de registro de campo feito pela professora alfabetizadora. Dessa maneira, foi possível perceber a relevância do método Paulo Freire para o processo de alfabetização de Jovens e Adultos. Acreditamos que os objetivos propostos para esta pesquisa foram alcançados. Comprovamos que, para a efetivação da alfabetização e do letramento do educando, o Método Paulo Freire foi fundamental, pois permitiu fazer com que o educando melhorasse sua leitura e sua compreensão do mundo letrado em sua volta, como demonstrado por Soares em sua obra, “Alfabetização e letramento”.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nagila Chaves (nagilanerval@unir.br) on 2019-10-21T17:48:27Z No. of bitstreams: 1 Memórias de docência em alfabetização de jovens e adultos um estudo de caso.pdf: 884715 bytes, checksum: e9ecd622954bbfd93397010874ab823f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-21T17:48:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Memórias de docência em alfabetização de jovens e adultos um estudo de caso.pdf: 884715 bytes, checksum: e9ecd622954bbfd93397010874ab823f (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectExperiênciaspt_BR
dc.subjectMétodopt_BR
dc.titleMemórias de docência em alfabetização de jovens e adultos: um estudo de casopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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