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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2781
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ferla, Valdiane Cardoso | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-21T18:53:31Z | - |
dc.date.available | 2019-10-21T18:53:31Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | FERLA, V. C. O banco mundial como agente ideológico e intelectual das políticas de formação de professores para o ensino fundamental. Monografia apresentada no curso de licenciatura de pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Rolim de Moura, para obtenção do título de licenciatura em pedagogia, sob orientação da Profa Dra. Marilsa Miranda de Souza. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2781 | - |
dc.description | Monografia apresentada no curso de licenciatura de pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Rolim de Moura, para obtenção do título de licenciatura em pedagogia, sob orientação da Profa Dra. Marilsa Miranda de Souza. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho consiste em uma análise crítica sobre as políticas de formação de professores e teve como objetivo analisar a influência das diretrizes do Banco Mundial na formulação das políticas educacionais de formação de professores do Ensino Fundamental no Brasil, as teorias pedagógicas presentes nessas diretrizes e seus objetivos socioeconômicos articulados ao mundo do trabalho. O método utilizado foi o materialismo histórico-dialético, mediante o qual buscamos compreender o fenômeno a partir das categorias totalidade, contradição, trabalho e ideologia. As diretrizes e orientações que aparecem nos documentos publicados pelos organismos multilaterais, especialmente o Banco Mundial, estão sendo materializadas no Brasil por meio de leis e projetos educacionais. Os resultados da pesquisa revelam que as políticas públicas brasileiras de formação de professores emergiram sob a égide da agenda internacional para a educação e por meio de programas de formação inicial e continuada de professores; que a Teoria do Capital Humano teve ampla influência no desenvolvimento das políticas, diretrizes e práticas educacionais no Brasil expressando-se por meio das teorias liberais pós-modernas da educação que tem como tronco a pedagogia das competências que assume várias denominações como pedagogia do professor reflexivo, a pedagogia de projetos, pedagogia da qualidade total, pedagogia multiculturalista, pedagogia das competências e etc. Essas políticas de formação de professores apontam a descaracterização do trabalho educativo por meio da concepção negativa do ato de ensinar, desqualificando a consciência filosófica, política e crítica, secundarizando o conhecimento elaborado e historicamente produzido pela humanidade. Defendemos a formação dos professores como intelectuais críticos, com amplos conhecimentos, que possam assegurar as classes trabalhadoras uma escola pública que socialize o conhecimento em suas formas mais desenvolvidas, a fim de que a educação escolar sirva aos processos mais amplos de transformação da sociedade brasileira. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nagila Chaves (nagilanerval@unir.br) on 2019-10-21T18:53:31Z No. of bitstreams: 1 O banco mundial como agente ideológico e intelectual das políticas de formação de professores para o ensino fundamental.pdf: 955632 bytes, checksum: 0dae5926c1bdd62a9ade799cb577e5a2 (MD5) | en |
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dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Banco mundial | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.title | O banco mundial como agente ideológico e intelectual das políticas de formação de professores para o ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia (Monografias) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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O banco mundial como agente ideológico e intelectual das políticas de formação de professores para o ensino fundamental.pdf | 933,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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