Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2787
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDias, Lucélia Rodrigues Ramos-
dc.date.accessioned2019-10-22T21:08:15Z-
dc.date.available2019-10-22T21:08:15Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationDIAS, L. R. R. Relação família-escola: um olhar sobre o processo ensino e aprendizagem. Monografia apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Rolim de Moura, como exigência final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia, sob a orientação do Prof. Dr. Nelbi Alves da Cruzpt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2787-
dc.descriptionMonografia apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Rolim de Moura, como exigência final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia, sob a orientação do Prof. Dr. Nelbi Alves da Cruzpt_BR
dc.description.abstractO trabalho realizado enfatiza de que maneira o envolvimento da família na vida escolar do filho interfere no desenvolvimento do estudante em seu processo de ensino e aprendizagem os estudos buscou-se compreender e analisar a importância da participação da família no processo de aprendizagem, e o seu papel na formação da criança. Traz o resultado de uma pesquisa realizada na Escola Estadual Hortência Pires, localizada no município de Rolim de Moura, RO, em uma turma do 5° ano do ensino fundamental. Fez-se um estudo de caso, com a abordagem sociohistórica. Na execução da pesquisa utilizou-se como instrumentos metodológicos, a observação, o questionário e entrevista semiestruturada. Buscou-se caracterizar o posicionamento dos pais em relação a sua participação e contribuições no desenvolvimento escolar do filho, como também as contribuições diante da interação e relação que a família e escola proporcionam para a criança. A partir da pesquisa percebeu-se que o apoio da família é fundamental, pois os pais cooperativos ajudaram a estimular na criança o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes, traz também que as mudanças ocorridas na estruturação familiar tende a colaborar para e com os problemas existentes nos âmbitos educacionais, a relação família/escola traz grandes contribuições significantes, pois a escola sozinha não consegue desenvolvem um trabalho com qualidade se não houver a cooperação da família.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.titleRelação família-escola: um olhar sobre o processo ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:DACEP/RM. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relação família-escola um olhar sobre o processo ensino e aprendizagem..pdf776,12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.