Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2788
Título: “Se eu tivesse estudo eu não tinha sofrido tanto”: histórias e memórias de idosos analfabetos
Autor(es): Lima, Rosilda França
Palavras-chave: Idoso
Analfabetismo
Exclusão social
Data do documento: 2018
Citação: LIMA, R. F. “Se eu tivesse estudo eu não tinha sofrido tanto”: histórias e memórias de idosos analfabetos. 60 f. Monografia apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Rolim de Moura, como exigência final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia, sob a orientação do Prof. Me. Eraldo Carlos Batista.
Resumo: Em algumas culturas, o idoso tem sua vivência reconhecida e exaltada, na sociedade ocidental moderna, sua sabedoria acumulada durante uma vida inteira, ainda não tem o devido reconhecimento. É pensando em compreender as premissas de que levaram as pessoas na terceira idade ter sua escolaridade usurpada e como a sua leitura de mundo contribui para preservar seus saberes e suas memórias com altivez que a presente monografia se objetivou. Este escrito dedica-se, portanto, a análise do discurso pertinente ao analfabetismo na terceira idade, apontado como uma das motivações de exclusão social. Colaboraram com a pesquisa 02 idosas e 01 idoso, do Centro de Convivência do Idoso da Zona da Mata do Estado de Rondônia-RO. A metodologia contou com abordagem qualitativa do tipo descritiva sob as orientações da Psicologia Discursiva, os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas e um questionário sociodemográfico, os dados foram analisados por meio da Análise do Discurso, e as colaborações teóricas contaram com autores como: Bosi, (2014); Beauvoir, (1979); Freire, (2015); entre outros. Com base na apreciação das narrativas dos idosos analfabetos pode-se inferir que a exclusão social acontece de forma velada. Os conhecimentos de mundo adquiridos com o passar da idade não têm apreço pelos familiares e pela comunidade que estão inseridos, causando dores e sofrimentos que ficam marcados em suas palavras, nas longas pausas em sua fala.
Descrição: Monografia apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Rolim de Moura, como exigência final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia, sob a orientação do Prof. Me. Eraldo Carlos Batista.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2788
Aparece nas coleções:Pedagogia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
“Se eu tivesse estudo eu não tinha sofrido tanto” histórias e memórias de idosos analfabetos.pdf750,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.