Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2791
Title: Os impactos das avaliações planificadas no sistema municipal de educação de Ariquemes-RO
Authors: 
Soares, Paula Simonetti
Keywords: Avaliações planificadas
Política de Avaliação da Educação Básica
Sistema Municipal de Educação
Issue Date: 2019
Citation: SOARES, Paula Simonetti. Os impactos das avaliações planificadas no sistema municipal de educação de Ariquemes-RO. 2019, 53 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2019.
Abstract: Os impactos das avaliações planificadas nos Sistemas Municipais de Educação é tema eleito para diversos estudos nos dias atuais. Importa saber como os Sistemas Municipais de Educação se relacionam com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) enquanto política nacional para aferir a qualidade da educação brasileira. Apesar das avaliações serem impostas pelo governo federal, tanto em sua aplicação quanto nas metas estabelecidas para cada unidade de ensino, as escolas se organizam para tentar corresponder à expectativa proposta. O presente trabalho tem o objetivo de estudar as repercussões do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na organização do trabalho escolar a partir da investigação de como o Sistema Municipal de Educação de Ariquemes se relaciona com o Sistema de Avaliação da Educação Básica vigente no Brasil. O procedimento metodológico concilia: pesquisa bibliográfica para contextualização do tema “qualidade da educação brasileira” na perspectiva da díade centralização-descentralização; pesquisa documental para levantar o arcabouço legal da Política Nacional de Avaliação da Educação Básica; pesquisa empírica junto ao Sistema Municipal de Educação de Ariquemes (Semed) para coleta das informações a partir de entrevista com a técnica educacional da Semed e com as coordenadoras pedagógicas das escolas que participaram da última edição do Saeb, no ano de 2017. Constata-se que o Sistema Municipal de Educação de Ariquemes está em constante busca pela melhoria dos resultados da rede escolar no Sistema de Avaliação da Educação Básica, entretanto, ocorre a queixa de que a atual Política de Avaliação da Educação Básica não alcança questões específicas de cada território em suas peculiaridades (saberes, cultura, etc). Conclui-se que o Sistema Municipal de Educação não reconhece nos índices do Sistema de Avaliação da Educação Básica a total veracidade sobre a qualidade indicada pelos resultados, visto que apenas as aplicações de avaliações planificadas e o fluxo escolar não são suficientes para demonstrar como está a real qualidade da educação brasileira.
Description: Trabalho de Conclusão de curso apresentado como exigência parcial para o curso de Licenciatura em Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ariquemes, sob orientação da Prof.a Ma. Lara Cristina Cioffi.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2791
Appears in Collections:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SOARES, Paula Simonetti.pdfTrabalho de Conclusão de curso apresentado como exigência parcial para o curso de Licenciatura em Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ariquemes, sob orientação da Prof.a Ma. Lara Cristina Cioffi.489,47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.