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dc.contributor.authorSouza, Amanda Santos-
dc.date.accessioned2019-11-19T00:16:30Z-
dc.date.available2019-11-19T00:16:30Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSOUZA, Amanda Santos. Percepções de acadêmicas em anos finais do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia, Campus de JI-Paraná sobre identidades indígenas. 2019. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)–Departamento de Ciências Humanas e Sociais, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2792-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Departamento de Ciências Humanas e Sociais – DCHS, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.description.abstractTendo em vista a minha formação docente e de meus pares, estudantes concluintes do curso licenciatura em Pedagogia, visto que estamos na região norte e que no campus Ji-Paraná da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, possuir um curso voltado a formação de professores indígenas, questiono as concepções de identidade e diferença indígenas que meus pares formaram ao longo de sua educação básica e superior, de modo a problematizar os estereótipos que cerceiam o ambiente escolar, onde atuaremos como docentes. A metodologia aplicada a este estudo foi uma pesquisa qualitativa em educação (SILVEIRA, 2007), tendo como método de levantamento de dados, entrevistas semiestruturadas com seis acadêmicas do curso de pedagogia, visto o quantitativo elevado de mulheres neste curso de pedagogia. Sob reflexão de autores como Hall (2006), Bonin (2007), Quijano (1992) e Bhabha (1997). Diante disso verificou-se que as concepções das acadêmicas, trazem no seu discurso um viés de ordem colonial, onde situa o indígena em um espaço-tempo fixo no passado sem mobilidade e ascensão para o futuro, onde sua identidade é historicamente construída e naturalmente condicionada à representações caricatas que tendem a invizibilizar as diferenças presente na pós-modernidade, naturalizando sua condição no polo binário inferior, preso a uma identidade iconográfica produzida pela identidade nacional e reforçada pela história nacional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2019-11-19T00:16:30Z No. of bitstreams: 1 TCC versão final - AMANDA.pdf: 1012465 bytes, checksum: 69eb4fe355f7b5697885879b63419aa8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-19T00:16:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC versão final - AMANDA.pdf: 1012465 bytes, checksum: 69eb4fe355f7b5697885879b63419aa8 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.subjectIdentidade Culturalpt_BR
dc.subjectEstudos Culturaispt_BR
dc.subjectEducação Indígenapt_BR
dc.titlePercepções de acadêmicas em anos finais do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia, Campus de JI-Paraná sobre identidades indígenaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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