Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2795
Título: Diversidade, uso e conhecimento dos produtos florestais não madeireiros pelas comunidades tradicionais da reserva extrativista Rio Preto Jacundá-Rondônia
Autor(es): Amaral, Leonardo Ribas
Palavras-chave: Conhecimento ecológico
Reservas extrativistas
Etnobotânico
Data do documento: 2018
Citação: AMARAL, L. R. Diversidade, uso e conhecimento dos produtos florestais não madeireiros pelas comunidades tradicionais da reserva extrativista Rio Preto Jacundá-Rondônia. 91 FL. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Ciências Ambientais, sob a orientação da professora D.Sc. Sylviane Beck Ribeiro.
Resumo: A criação das Reservas Extrativistas representou a redistribuição do território segundo as necessidades coletivas das populações tradicionais extrativistas por demanda dos recursos das florestas. O objetivo geral do presente estudo é caracterizar e descrever o conhecimento ecológico local sobre espécies e produtos florestais não madeireiros utilizados ou de uso potencial, nas comunidades tradicionais da Resex Rio Preto Jacundá-RO. Adotou-se como técnica para coleta das informações, a metodologia “Snowball”, turnês guiadas e formulário semiestruturado. As técnicas para análise de dados etnobiológicos utilizadas foram: Valor de uso (Vu), Diversidade total de espécies (SDtot), Equitabilidade total das espécies (SEtot), Valor de diversidade de uso (UDs) e Valor e Consenso de uso (UCs). Participaram do estudo 20 informantes, entre comunidades terrestres e ribeirinhas da Resex, com 55% dos informantes na faixa etária de 41 a 60 anos. Os informantes realizaram 376 citações, identificando uso para 107 espécies distribuídas em 44 famílias, destacando as indicações para as categorias medicinais e alimentícias. A espécie com maior Vu foi a Castanha do Brasil (Bertholletia excelsa Bonpl.) (Vu=1,45), seguido de Jatobá (Hymenaea courbaril L.) (Vu=1,3) e Copaíba (Copaifera sp.) (Vu=1,15). Os valores dos índices de diversidade e equitabilidade total de espécies citadas no estudo foram baixos, SDtot = 1,27 e SEtot = 0,012. O conhecimento sobre o uso das plantas na Resex Rio Preto Jacundá é heterogêneo, concentrado em poucas espécies e em poucos informantes.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Ciências Ambientais, sob a Orientação da D.Sc. Sylviane Beck Ribeiro e sob coorientação da D.Sc. Gilmara Yoshihara Franco e D.Sc. Kenia Michele de Quadros Tronco.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2795
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Ambientais (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.