Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2796
Título: Efeito residual da calagem e adubação na produção de Brachiaria e atributos químicos de um latossolo em Rondônia
Autor(es): Moreira, Andressa Gregolin
Palavras-chave: Calagem
Pastagens degradadas
Fosfatagem
Data do documento: 2018
Citação: MOREIRA, A. G. Efeito residual da calagem e adubação na produção de Brachiaria e atributos químicos de um latossolo em Rondônia. 69 fl. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Ciências Ambientais, sob a orientação do Prof. Dr. Jairo André Schlindwein.
Resumo: Atualmente poucos trabalhos vêm sendo desenvolvidos na Amazônia visando estudar a residual da calagem e adubos em pastagens cultivadas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a resposta produtiva da Brachiaria brizantha cv. Marandu às condições residuais de calagem e teores de fósforo, potássio e nitrogênio no solo, bem como, observar os efeitos em alguns atributos químicos do solo. O experimento foi realizado em condição de campo, em uma propriedade rural, no município de Rolim de Moura/RO, de outubro de 2010 a agosto de 2017. A área experimental é constituída por B. brizantha cv. Marandu. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em esquema fatorial com quatro repetições. O experimento A foi em esquema fatorial 5x5 sendo o fator 1, composto por calcário dolomítico com 90% de PRNT nas doses de 0, 1, 2, 4 e 8 t ha-1, o fator 2, composto por fósforo nas doses de 0, 100, 200, 400 e 800 kg ha-1 de P2O5, ambos aplicados na implantação do experimento no ano de 2010 e incorporados ao solo por subsolagem. O experimento B, fatores 1 e 2 foram os mesmos do experimento A, no entanto, ambos aplicados e mantidos em superfície, na implantação do experimento. O experimento C foi em esquema fatorial 5x5 sendo o fator 1, composto por doses de potássio (0, 100, 200, 400 e 800 kg ha-1 de K2O) aplicadas na implantação do experimento no ano de 2010 e o fator 2, composto por doses anuais de nitrogênio (0, 50, 100, 200 e 400 kg ha-1 de N) ambos aplicados em superfície. Foram realizadas cinco amostragens de massa seca nos anos de 2010, 2011, 2012, 2013 e 2017 e duas coletas de solo nos anos de 2012 e 2017, nas camadas de 0-0,10 e 0,10-0,20 m de profundidade para verificar o efeito dos tratamentos sobre os atributos químicos do solo. A B. brizantha cv. Marandu respondeu ao efeito residual do calcário e do fósforo após sete anos em suas doses mais elevadas independente da forma de aplicação ao solo. A interação da calagem com a fosfatagem após sete anos tanto superficial quanto incorporada proporcionou correção da acidez, aumento do P disponível, Ca trocável e a saturação por bases em todas as profundidades avaliadas. A calagem promoveu aumento no teor de Mg trocável no solo, e um decréscimo no teor de Al trocável e Al+H. Não houve interação entre as doses de potássio e nitrogênio. O potássio tem residual de três anos na produção de massa seca e no teor de K trocável no solo mesmo nas doses mais elevadas de K2O. A adubação nitrogenada, proporcionou incremento linear e positivo na produção de massa seca da B. brizantha em todos os anos avaliados. A adição anual de doses elevadas de N diminuiu o pH, os teores de Ca e Mg e aumentou o teor Al3+ no solo.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Ciências Ambientais, sob a orientação da Prof. Dr. Jairo André Schlindwein e co-orientação Prof. Dr. Fábio Régis de Souza.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2796
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Ambientais (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.