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dc.contributor.authorFeba, Aline Roberta-
dc.date.accessioned2020-01-06T20:24:26Z-
dc.date.available2020-01-06T20:24:26Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationFEBA, A. R. A aprendizagem das crianças do 5° ano da educação básica: um estudo sobre o trânsito em Rolim de Moura. 74 f. Monografia apresentada ao Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, habilitação Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, da Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus Rolim de Moura, como requisito para conclusão do curso, sob orientação do Prof. Dr. Nelbi Alves da Cruzpt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2813-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, habilitação educação Infantil e séries Iniciais do ensino fundamental, da Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus Rolim de Moura, como requisito para conclusão do curso, sob orientação do Prof. Dr. Nelbi Alves da Cruzpt_BR
dc.description.abstractO trânsito é um espaço coletivo de convivência e de comunicação social, embasados por direitos e deveres, que ao serem desrespeitados podem acarretar mortes ou sequelas por toda uma vida. Os pais e crianças diariamente utilizam as vias públicas para se locomoverem, seja de casa para a escola e do retorno da escola, além do seu cotidiano de ir e vir em locais públicos ou privados. A partir desse pressuposto se pretendeu compreender o comportamento frente ao trânsito de crianças da turma do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal “João Batista Dias” e, especificamente objetivou-se identificar as práticas realizadas por pais e professores para educar os estudantes; caracterizar os projetos realizados pelo Departamento Nacional de Trânsito (DETRAN); perceber como as crianças comportam-se diante do direito de ir e vir; e, refletir sobre as atitudes e hábitos prudentes frente ao tráfego por ciclistas, pedestres ou condutores. Realizou-se um estudo de caso, com abordagem sociohistórica, utilizando-se como instrumentos para a coleta de informações a entrevista e o formulário, tendo como sujeitos da pesquisa: 10 (dez) pais, 19 (dezenove) crianças, 02 (dois) agentes e o professor da turma. Teve como fundamentação teórica o pensamento de Vasconcelos, Damatta, Certeau, Ariès, entre outros, que discutem a temática estudada. Os resultados da pesquisa indicaram que toda criança necessita desde cedo ser orientada a comportar-se corretamente no trânsito, tendo em vista que é um espaçotempo coletivo de colaboração e postura individual de seus “pisantes”. Assim, acredita-se, que com a educação para o trânsito, as crianças tendem a tornar-se bons condutores de veículos e contribuam com a paz no trânsito, e, não fazer parte da estatística de condutores que tem infringido o direito de ir e vir do próximo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nagila Chaves (nagilanerval@unir.br) on 2020-01-06T20:24:26Z No. of bitstreams: 1 A aprendizagem das crianças do 5° ano da educação básica um estudo sobre o trânsito em Rolim de Moura.pdf: 1350324 bytes, checksum: be34e1e8010666ea70c6cd78f04e5802 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-06T20:24:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A aprendizagem das crianças do 5° ano da educação básica um estudo sobre o trânsito em Rolim de Moura.pdf: 1350324 bytes, checksum: be34e1e8010666ea70c6cd78f04e5802 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectTrânsitopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA aprendizagem das crianças do 5° ano da educação básica: um estudo sobre o trânsito em Rolim de Mourapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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