Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2814
Título: A formação na educação infantil: um estudo sobre a rotina para crianças de 0 a 3 anos na creche municipal Menino Jesus, em Rolim de Moura
Autor(es): Santos, Jéssica Dias dos
Palavras-chave: Rotina
Creche
Desenvolvimento da criança
Controle
Data do documento: 2018
Citação: SANTOS, J. D. A formação na educação infantil: um estudo sobre a rotina para crianças de 0 a 3 anos na creche municipal Menino Jesus, em Rolim de Moura. 57 f. Monografia apresentada à Fundação Universidade Federal Rondônia-UNIR, Campus de Rolim de Moura, como exigência final para obtenção do título de graduação em licenciatura em Pedagogia, orientada pela Profa. Dra. Marina Silva Ruivo.
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade discutir as rotinas da Educação Infantil e a forma com que elas são pensadas e como são postas em prática. Para tal são expostos alguns fragmentos da prática de estágio supervisionado realizada com as crianças do Maternal 01 em uma creche municipal da cidade de Rolim de Moura – RO. Para responder aos objetivos da monografia, primeiramente será feito um breve histórico do surgimento das creches no mundo e também no Brasil, e da contribuição do movimento das mulheres em prol desta causa. Em seguida será feito um estudo sobre as influencias das rotinas bem regradas na vida das crianças do maternal 01. Para a obtenção dos dados finais foram realizadas duas entrevistas, uma com a diretora da instituição e a outra com uma professora do Maternal 01. O principal objetivo é relatar que as crianças que pertencem à turma de Berçário também estão sujeitas a controle por meio, das rotinas escolares, e também a forma com que esses controles interferem na vida das crianças. É ainda abordada a questão de como o professor age e deve agir diante das rotinas O aporte teórico utilizado para sustentar esses assuntos abordados, foram ROSEMBERG (1989), BARBOSA (2006), e FOUCAULT (1999). Portanto procuro trazer algumas respostas quanto a essa realidade que está presente em muitas salas de aula e que podem trazer consequências sérias no desenvolvimento das crianças.
Descrição: Monografia apresentada à Fundação Universidade Federal Rondônia-UNIR, Campus de Rolim de Moura, como exigência final para obtenção do título de graduação em licenciatura em Pedagogia, orientada pela Profa. Dra. Marina Silva Ruivo.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2814
Aparece nas coleções:Pedagogia (Monografias)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.