Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/282
Title: Perspectivas para a ranicultura no Estado de Rondônia
Authors: Gomes, Cássia de Oliveira Engelhardt
Keywords: Agricultura familiar
Ranicultura
Empreendimento rural
Viabilidade econômica
Issue Date: 10-Dec-2008
Citation: GOMES, Cássia de Oliveira Engelhardt. Perspectivas para a ranicultura no Estado de Rondônia. 2008. 48 f. Artigo (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2008.
Abstract: Rondônia é um estado em crescimento, onde estão sendo feitos altos investimentos em infraestruturas pelo governo federal. Observa-se que o agricultor familiar, responsável pelo fornecimento de alimentos a grande parte da população brasileira, deve aproveitar esse crescimento para desenvolver novas atividades e diversificar suas propriedades rurais na expectativa de atender o mercado em crescimento. Nessa perspectiva a ranicultura,2 que se encontra inserida no contexto da aqüicultura,3 pode constituir uma alternativa de renda para os agricultores familiares de Rondônia. Esse trabalho tem o objetivo de analisar a viabilidade econômica da ranicultura para o estado. A metodologia utilizada foi o estudo de caso exploratório, e a coleta de dados foi feita através de entrevistas, questionário e observação. Para análise dos dados optou-se pela metodologia de análise de projetos proposta por Flores, Ries e Antunes (2006), Cassaroto Filho (2002) e SEBRAE (1994). Realizou-se uma análise sobre a agricultura familiar, empreendedorismo rural e o contexto nacional da ranicultura. Em seguida foi avaliada a realidade das duas raniculturas existentes em Rondônia que funcionam no sistema anfigranja. Também foi feito um estudo de viabilidade econômica de uma ranicultura no sistema inundado para atestar ou não sua viabilidade. Os resultados demonstram que da maneira em que estão sendo conduzidas as duas raniculturas já existentes, são viáveis do ponto de vista econômico. Os dados também atestam a viabilidade econômica do sistema inundado de criação, entretanto devem ser observados fatores como o desenvolvimento do mercado consumidor e a dificuldade em adquirir a ração, principal alimento das rãs.
Description: Artigo apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Cacoal, como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. Me. Marcelo Ferreira Tete.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/282
Appears in Collections:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACC_-_CASSIA.pdf1,05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.