Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2828
Título: Diprosopia incompleta com inversão ventral do cerebelo em um bovino
Autor(es): Araújo, Kaisa Freitas de
Palavras-chave: Diprosopo
Anomalia congênita
Duplicação craniofacial
Data do documento: 2019
Citação: ARAÚJO, K. F. Diprosopia incompleta com inversão ventral do cerebelo em um bovino. 38 f. Trabalho de conclusão de curso de Medicina Veterinária, da Federação Universidade Federal de Rondônia, campus Rolim de Moura, como quesito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Medicina Veterinária, sob a orientação do Prof. Dr. Sandro de Vargas Schons.
Resumo: A diprosopia é caracterizada pela duplicidade da região cefálica e das estruturas faciais. Essa anomalia pode acontecer de forma completa, quando o animal apresenta duplicidade da cabeça, pescoço, cérebro e a medula espinhal; ou incompleta caracterizada por duplicidade craniofacial associada às más formações cardiovasculares. Segundo trabalhos realizados, a causa dessa anomalia está associada à produção excessiva da proteína Sonic Hedgehog (SHH) que é responsável por dar as características faciais. Comparado às outras espécies domésticas, os bovinos são os mais afetados e com maior frequência na parte anterior do corpo. Relata-se um caso de um bovino recém-nascido, macho, da raça girolando que foi encaminhado ao Centro de Diagnóstico Animal (CDA) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) com duplicação craniofacial. Foi realizado exame clínico e constatou-se a diprosopia incompleta pela junção craniofacial sem separação total da cabeça, apresentando trioftalmia, duplicação das estruturas nasal e bucal e desvio lateral da mandíbula do lado direito. À necropsia, o animal apresentava duas calotas cranianas fundidas formando uma só cabeça com dois cérebros individuais e completos. O cerebelo encontrava-se em posição oposta ao normal e se unia aos dois cérebros através dos pedúnculos cerebrais no sentido caudal cranial. Diferente de trabalhos já relatados, o animal deste caso não apresentou más formações cardiovasculares. A presença de duplicação craniofacial sem separação completa das cabeças e com os dois crânios unidos na região frontal, parietal e temporal foi determinante para o diagnóstico de diprosopia incompleta no bezerro deste caso.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso de Medicina Veterinária, da Federação Universidade Federal de Rondônia, campus Rolim de Moura, como quesito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Medicina Veterinária, sob a orientação do Prof. Dr. Sandro de Vargas Schons.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2828
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diprosopia incompleta com inversão ventral do cerebelo em um bovino.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.