Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2834
Título: Hemoparasitos em cães domiciliados do município de Rolim de Moura, Rondônia
Autor(es): Souza, Hortência Laporti de
Palavras-chave: Cães
Zoonoses
Anaplasma sp.
Babesia canis
Ehrlichia canis
Data do documento: 2019
Citação: SOUZA, H. L. Hemoparasitos em cães domiciliados do município de Rolim de Moura, Rondônia. 43 f. Trabalho de conclusão de curso de Medicina Veterinária, da Federação Universidade Federal de Rondônia, campus Rolim de Moura, como quesito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Medicina Veterinária, sob a orientação da Profa. Dra. Mayra Araguaia Pereira Figueiredo.
Resumo: As hemoparasitoses estão entre as mais frequentes enfermidades que acometem os cães. Formam um grupo de infecções causadas por micro-organismos que infectam primariamente as células sanguíneas. Possuem ampla distribuição geográfica, tem como vetores principais carrapatos e mosquitos, possuem importância clínica e epidemiológica, devido ao quadro patológico que geram e seu potencial zoonótico. Diante do exposto, e das escassas informações no estado de Rondônia sobre hemoparasitos, como Ehrlichia canis, Anaplasma platys e Babesia canis de cães, esse trabalho objetivou investigar a ocorrência de infecção natural por hemoparasitos em cães domésticos no município de Rolim de Moura- RO, Brasil. O sangue total foi colhido da veia cefálica para a confecção de lâminas de esfregaço sanguíneo e gota espessa e analisadas sob microscopia de luz em imersão. Foram identificados Babesia canis, Ehrlichia canis e Anaplasma sp., em eritrócitos, monócitos e neutrófilos, respectivamente, também formas sugestivas de micoplasma em eritrócitos. Destaca-se a importância do diagnóstico laboratorial desses patógenos, não só para um melhor aporte no tratamento clínico, mas devido a potencial zoonótico.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso de Medicina Veterinária, da Federação Universidade Federal de Rondônia, campus Rolim de Moura, como quesito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Medicina Veterinária, sob a orientação da Profa. Dra. Mayra Araguaia Pereira Figueiredo.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2834
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Hemoparasitos em cães domiciliados do município de Rolim de Moura, Rondônia.pdf845,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.