Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2839
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Queule Brito de-
dc.date.accessioned2020-01-07T21:03:39Z-
dc.date.available2020-01-07T21:03:39Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSOUSA, Queule Brito de. Poluição ambiental:conteúdo e o uso dos livros didáticos de ciências. 2019, 45 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2839-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientadorª: Prof. (a) Dra. Ludimilla Ronqui.pt_BR
dc.description.abstractCom o aumento da poluição no planeta, surge a necessidade de desenvolver estratégias de conscientização a respeito da degradação e preservação. Uma das estratégias é a inserção dessa temática nas atividades do cotidiano escolar de forma efetiva e permanente com a finalidade de contribuir na formação de indivíduos conscientes para exercerem sua cidadania ambiental. Sabe-se que o livro didático tem uma participação significativa no desenvolvimento do ensino-aprendizagem, compreende-se que tem funções a desempenhar na transmissão do conhecimento cientifico e, como material de apoio na prática do professor, entende-se, a necessidade de uma abordagem adequada, com apresentação e problematização do conteúdo, permitindo a compreensão e construção de sentidos. Portanto, apresentamos nesta pesquisa, a análise da abordagem do tema poluição na coleção “BURITI MAIS CIÊNCIAS”, destinada as séries iniciais do ensino fundamental, empregando critérios de abordagem direta, indireta, ou abordagem inexistente, se existe equilíbrio entre o conteúdo e a idade, avaliando em bom, fraco ou regular, além de analisar a relação das imagens com o texto apresentado considerando como bom, fraco ou regular. Foi aplicado questionário com intuito de verificar informações sobre a prática do professor em relação ao tema, e se os conteúdos propostos na coleção atendem ao planejamento, pois os professores têm papel crucial como mediadores e executores deste material. Através da análise constatou-se que a abordagem do tema nos livros é insuficiente, fragmentada, apresentada sem aprofundamento, de forma imperceptível, dificultando na formação de indivíduos conscientes, críticos, e aptos para atuarem pelo planeta, deixando a critério do professor aprofundar ou não o tema em suas atividades, dependendo de seu interesse e visão das questões ambientais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by MAYARA CANDIDO DA SILVA MUNIZ BRAGA (mayara@unir.br) on 2020-01-06T15:01:44Z No. of bitstreams: 1 SOUSA, Queule Brito de..pdf: 536147 bytes, checksum: 6f8c557b9394111463a36e5ca6b21aaf (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2020-01-07T20:26:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SOUSA, Queule Brito de..pdf: 536147 bytes, checksum: 6f8c557b9394111463a36e5ca6b21aaf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-07T21:03:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SOUSA, Queule Brito de..pdf: 536147 bytes, checksum: 6f8c557b9394111463a36e5ca6b21aaf (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectConscientizaçãopt_BR
dc.titlePoluição Ambiental: conteúdo e o uso dos livros didáticos de ciênciaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUSA, Queule Brito de..pdf523,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.