Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2840
Title: A relevância do ensino de ciências para formação crítica
Authors: Silva, Alessandra de Araújo
Keywords: Prática pedagógica
Reflexão
Novas concepções
Issue Date: 2019
Citation: SILVA, Alessandra de Araújo. A relevância do ensino de ciências para formação crítica. 2019, 60 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2019.
Abstract: Muitos e bem conhecidos são os problemas relacionados ao ensino de Ciências em algumas localidades e principalmente no município de Ariquemes, e que dependem da formação dos professores, das condições de trabalho, dos aspectos metodológicos e pouco incentivo à pesquisa cientifica em nossa sociedade. O presente trabalho teve como objetivo compreender como os docentes da cidade de Ariquemes (RO) estão ministrando a disciplina de ciências, se estes têm comprometimento em reformular o pensamento empírico do discente favorecendo a formação científica. A pesquisa foi realizada através de levantamento teórico utilizando diferentes autores e atividade de campo para levantamento de dados. A coleta de dados foi realizada através de questionários direcionados a professores de ciências de escolas municipais e estaduais do município de Ariquemes. Os participantes da pesquisa realizada no munícipio de Ariquemes apresentaram respostas informando que a disciplina de ciências contribui para a formação do individuo, por ser uma matéria ampla que abrange pontos importantes para a vida do educando, com isso foram mencionados que as pesquisas, experimentos, juntamente com o incentivo à leitura, exposições e socialização contribuem para o ensino- aprendizado e formulação dos conhecimentos científicos necessários para que o aluno passe do senso comum para o saber da ciência. O uso da tecnologia no ensino da disciplina de ciências contribui positivamente para essa aquisição do senso crítico como demonstrado em respostas pelos pesquisados, embora muitos estejam descontentes devido às condições e falta de um laboratório ou materiais que possam ser utilizados nas pesquisas escolares, deixando assim os educadores de ciências e alunos carentes quanto a exploração de um ambiente que contribui para a formação científica.
Description: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientadorª: Prof.(a) Dra. Ludimilla Ronqui.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2840
Appears in Collections:DECED/ARQ. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA, Alessandra de Araujo.pdf1,62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.