Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2840
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Alessandra de Araújo-
dc.date.accessioned2020-01-07T21:05:48Z-
dc.date.available2020-01-07T21:05:48Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSILVA, Alessandra de Araújo. A relevância do ensino de ciências para formação crítica. 2019, 60 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2840-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientadorª: Prof.(a) Dra. Ludimilla Ronqui.pt_BR
dc.description.abstractMuitos e bem conhecidos são os problemas relacionados ao ensino de Ciências em algumas localidades e principalmente no município de Ariquemes, e que dependem da formação dos professores, das condições de trabalho, dos aspectos metodológicos e pouco incentivo à pesquisa cientifica em nossa sociedade. O presente trabalho teve como objetivo compreender como os docentes da cidade de Ariquemes (RO) estão ministrando a disciplina de ciências, se estes têm comprometimento em reformular o pensamento empírico do discente favorecendo a formação científica. A pesquisa foi realizada através de levantamento teórico utilizando diferentes autores e atividade de campo para levantamento de dados. A coleta de dados foi realizada através de questionários direcionados a professores de ciências de escolas municipais e estaduais do município de Ariquemes. Os participantes da pesquisa realizada no munícipio de Ariquemes apresentaram respostas informando que a disciplina de ciências contribui para a formação do individuo, por ser uma matéria ampla que abrange pontos importantes para a vida do educando, com isso foram mencionados que as pesquisas, experimentos, juntamente com o incentivo à leitura, exposições e socialização contribuem para o ensino- aprendizado e formulação dos conhecimentos científicos necessários para que o aluno passe do senso comum para o saber da ciência. O uso da tecnologia no ensino da disciplina de ciências contribui positivamente para essa aquisição do senso crítico como demonstrado em respostas pelos pesquisados, embora muitos estejam descontentes devido às condições e falta de um laboratório ou materiais que possam ser utilizados nas pesquisas escolares, deixando assim os educadores de ciências e alunos carentes quanto a exploração de um ambiente que contribui para a formação científica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by MAYARA CANDIDO DA SILVA MUNIZ BRAGA (mayara@unir.br) on 2020-01-06T15:08:35Z No. of bitstreams: 1 SILVA, Alessandra de Araujo.pdf: 1656396 bytes, checksum: a23c0c4a130e3c5bb805c49f3934eba1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2020-01-07T20:29:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA, Alessandra de Araujo.pdf: 1656396 bytes, checksum: a23c0c4a130e3c5bb805c49f3934eba1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-07T21:05:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA, Alessandra de Araujo.pdf: 1656396 bytes, checksum: a23c0c4a130e3c5bb805c49f3934eba1 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectReflexãopt_BR
dc.subjectNovas concepçõespt_BR
dc.titleA relevância do ensino de ciências para formação críticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Alessandra de Araujo.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.