Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2841
Título: A Atuação da Escola Pública Municipal de Ariquemes no Enfrentamento á Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes
Autor(es): 
Souza, Nayara Pereira de
Palavras-chave: Violência sexual - crianças e adolescentes
Escola pública
Rede de proteção - crianças
Data do documento: 2019
Citação: SOUZA, Nayara Pereira de. A Atuação da Escola Pública Municipal de Ariquemes no Enfrentamento á Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. 2019, 79 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2019.
Resumo: O Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes pela Escola é um assunto de suma importância para ser debatido. A política nacional de combate a violência praticada contra crianças e adolescentes prevê uma articulação do Sistema de Garantia de Direitos em formato de Rede de forma a integrar diversos setores da sociedade civil e Estado. Importa saber qual tem sido a atuação da Escola no enfrentamento dessa violência e qual a relação que a mesma mantém com os demais integrantes da Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes. A presente pesquisa tem como objetivo verificar se a Escola é uma instituição atuante no enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes por meio de sua integração à Rede de Proteção. O procedimento metodológico utilizado parte da abordagem qualitativa e, para a coleta de informações a respeito do tema, bem como conhecimento das orientações oficiais que norteiam a política nacional de prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, utiliza-se de pesquisa bibliográfica e documental, lançando mão também de pesquisa de campo para conhecimento e análise da realidade no município de Ariquemes quanto ao papel da Escola no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Pode-se constatar que a Escola apresenta dificuldades em descrever o seu papel e ações realizadas relacionadas ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Conclui-se que, embora a Escola realize ações na perspectiva do enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, ainda não cumpre totalmente seu papel de acordo com o que está previsto nas orientações oficiais, bem como, na percepção de autores que discutem o tema.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof. Me. Lara Cristina Cioffi
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2841
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUZA, Nayara Pereira de..pdf814,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.