Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2854
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Mônica Gonçalves da Silva de-
dc.date.accessioned2020-01-08T20:23:18Z-
dc.date.available2020-01-08T20:23:18Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2854-
dc.description.abstractO objetivo geral do presente estudo é analisar como professores pensam e reagem sobre a disciplina e indisciplina na educação infantil, e especificamente entender como e o porquê acontecem esses atos de indisciplina, e assim procurar soluções para o profissional saber lidar com esses conflitos. A partir da problemática dessa pesquisa que é saber qual concepção do professor que atua na educação infantil sobre disciplina e indisciplina, utilizei como metodologia a pesquisa qualitativa e de campo. Primeiramente foi feita uma revisão bibliográfica com diversos autores que falam dos eixos norteadores desse estudo, que são os aspectos históricos da educação de crianças de 0 a 5 anos, a infraestrutura e a forma como a escola se organiza que remete ao confinamento dos sujeitos, os significados dos termos disciplina e indisciplina e entre outros que estão localizados nas seções e subseções desse trabalho. Utilizei autores como: Kramer (1984,1992,1995), Áries (2003), Barbosa (2008), Barros(2011), Maldonado(2014), Louro (1997), Pinto (2003) e entre outros. Depois foi feita entrevista semiestruturada e os sujeitos dessa pesquisa foram três professoras da rede pública de ensino e que são regentes na educação infantil. Como resultados, obtivemos três categorias temáticas, a primeira é focalizada no entendimento das professoras sobre disciplina, e que ela esta relacionada a algo dentro da norma, a segunda categoria é sobre a indisciplina como sendo algo fora da norma ou ordem, e a terceira categoria focaliza em como as professoras resolvem esses conflitos, e a principal resposta é: “a família é a chave para resolver a indisciplina”. E assim foi possível observar, que as causas desses comportamentos “indisciplinados” são diversas, desde uma rotina inadequada, de uma didática desinteressante do professor, de regras que são apenas impostas as crianças e entre outros. Foi observada também uma semelhança de significados sobre a disciplina como quase sempre relacionada ao castigar, punir, colocar sentadinho, tirar brinquedo, levar para direção e chamar os pais para que se comprometam com a disciplina do filho. Nosso posicionamento é que os conflitos não devem ser vistos como algo negativo, pois se o professor souber media-los poderá trazer desenvolvimento e aprendizado para os envolvidos. Portando a reflexão e discussão dessa pesquisa poderá trazer contribuição para o professor ou interessados, a reverem suas teorias baseadas em senso comum, reverem suas práticas, a forma de veem a disciplina e indisciplina dentro de sala de aula e mudarem o jeito de enxergar a criança, e enxergá-la em sua particularidade, em seu modo de se expressar e em seu interesse.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2020-01-08T18:48:36Z No. of bitstreams: 1 TCC- Monica Gonçalves da Silva de Souza.pdf: 1330095 bytes, checksum: ef8fb5fdb4548c72bc89a32d42bc2cf8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2020-01-08T20:22:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC- Monica Gonçalves da Silva de Souza.pdf: 1330095 bytes, checksum: ef8fb5fdb4548c72bc89a32d42bc2cf8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2020-01-08T20:23:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC- Monica Gonçalves da Silva de Souza.pdf: 1330095 bytes, checksum: ef8fb5fdb4548c72bc89a32d42bc2cf8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-08T20:23:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC- Monica Gonçalves da Silva de Souza.pdf: 1330095 bytes, checksum: ef8fb5fdb4548c72bc89a32d42bc2cf8 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDisciplina e indisciplinapt_BR
dc.subjectConcepção e postura do professorpt_BR
dc.titleDisciplina e indisciplina na educação infantil: revelando concepções docentespt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Monica Gonçalves da Silva de Souza.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.