Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2855
Título: Da história a contemporaneidade: uma pesquisa investigativa sobre a educação infantil no município de Vilhena/RO
Autor(es): Costa, Denia Ramos da
Palavras-chave: Pedagogia
Educação infantil
LDB
Data do documento: 2019
Resumo: Esta pesquisa monográfica teve como objetivo principal investigar a organização da educação infantil do município de Vilhena/RO, no primeiro semestre de 2019. A pesquisa originou-se a partir das observações realizadas durante a disciplina de estágio na educação infantil do curso de Pedagogia, oferecida pelo Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, campus de Vilhena/RO. As observações realizadas deixaram várias lacunas e problemáticas a serem pensadas e investigadas, uma vez, se tratando de um espaço de futura atuação, buscamos conhecer mais sobre a educação infantil iniciando com uma revisão bibliográfica, sobre o conceito de infância por ser a fase em que a criança ingressa no espaço escolar, em seguida, destacamos as organizações de ensino, que surgem a partir das necessidades sociais que atravessam por sentidos e objetivos. Sendo que ora atendem, ora acolhem, ora tem o objetivo de garantir e escolarizar. E ao final, buscamos compreender como é efetivada a organização da educação infantil no município de Vilhena/RO. Se tratando de um espaço que passou por vários contratempos políticos, e que tiveram reflexos diretamente ligados na organização do processo educacional. Para compor o campo empírico de investigação, elegemos a Secretária Municipal de Educaçãode Vilhena (SEMED). Utilizamos como instrumento de coleta de dados a entrevista, com questões semi-estruturadas pertinentes a organização da educação infantil do município. Quanto à análise nos deparamos com várias questões como a exemplo, uma secretaria que está tentando se reestruturar após várias gestões interrompidas e provisórias. E ainda, podemos considerar que o atendimento disponibilizado para as crianças que transitam nesse primeiro contato com o mundo da escolarização está sendo realizado dentro das possibilidades que a secretaria tem para oferecer.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2855
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA DENIA RAMOS.pdf2,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.