Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2857
Título: O uso de EPI’s e a influência na redução dos índices de acidentes de trabalho no ambiente hospitalar
Autor(es): Nazaro, Andreia Ricarda
Palavras-chave: Riscos ocupacionais
Acidentes de trabalho
Equipamentos de proteção individual
Ambiente hospitalar
Data do documento: 2019
Citação: NAZARO, Andreia Ricarda. O uso de EPI’s e a influência na redução dos índices de acidentes de trabalho no ambiente hospitalar. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2019
Resumo: Os profissionais da saúde estão expostos a uma disparidade e abundância de riscos ocupacionais que, por vezes, culminam com a incidência de acidentes de trabalho, torna-se necessário analisar as causas que levam ao acontecimento dos acidentes de trabalho para, posteriormente, serem sugeridas medidas que visem reduzir ou eliminar os acidentes. A metodologia utilizada foi pesquisa descritiva, método dedutivo e abordagem qualitativa. Como técnicas de coletas de dados foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e de questionário. Os sujeitos da pesquisa foram 21 colaboradores de um hospital particular do município de Cacoal por meio da amostragem não probabilística intencional. Os resultados apurados demonstraram que o índice de ocorrência de acidentes é relativamente pequeno, e que os trabalhadores buscam conhecimento acerca das normas de segurança do trabalho, fazem a aplicação de medidas de prevenção para sua proteção, tal como uso correto dos equipamentos de proteção individual. Pode se observar que o principal tipo de acidente de trabalho no ambiente hospitalar ocorreu com agulha, material perfurocortante. Constatou-se também que a empresa busca atender todas as exigências previstas em lei afim de assegurar a segurança e integridade física dos colaboradores. Ressalta-se ainda que os trabalhadores possuem preocupação em desempenhar suas atividades com condições seguram e acolhem as normas incrementadas e estabelecidas pela empresa de forma positiva. Como recomendações para trabalhos futuros sugere-se tanto que o assunto aqui tratado seja discutido que forma mais ampla e abrangente, buscando de um modo geral um estudo mais avançado e criterioso no contexto hospitalar da região, ficando a oportunidade de novas pesquisas sobre o tema, pois os resultados obtidos não excluem a possibilidade de outras vertentes que devem ser exploradas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Profª. M.ª Lindsay De Oliveira Mesquita Torres.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2857
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2. ACC ANDREIA.pdf956,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador