Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2868
Title: Ocorrência de cisticercose em bovinos abatidos no território brasileiro: revisão de literatura
Authors: Ferreira, Tatiane Walthmann
Keywords: Inspeção sanitária
Zoonose
Cysticercus bovis
Taenia saginata
Pecuária
Issue Date: 2019
Citation: FERREIRA, T. W. Ocorrência de cisticercose em bovinos abatidos no território brasileiro: revisão de literatura. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Federação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Bacharel em Medicina Veterinária, sob a orientação da Profa. Dra. Mayra Araguaia Pereira Figueiredo.
Abstract: No Brasil a produção e a exportação de produtos cárneos bovinos vêm se destacando cada vez mais, tendo grande importância no agronegócio brasileiro, vale salientar a importância do controle sanitário dos animais para que ocorra sucesso na economia da pecuária brasileira, portanto o objetivo desse trabalho foi relatar a ocorrência de cisticercose em bovinos no território brasileiro por meio de pesquisa bibliográfica. Esta zoonose parasitária ocorre com maior frequência nos frigoríficos. Esse fato reflete na produção brasileira, limitando as possibilidades de exportação, diminuindo o prestígio e o valor do produto, causando um enorme prejuízo para o pecuarista e aos frigoríficos, merecendo, por isso, atenção especial por parte do serviço de inspeção do país, pois também acarreta problemas na saúde pública e saneamento básico. Os dados coletados foram analisados por data de publicação, sendo do ano de 2000 à 2019 e divididos por regiões, onde foram verificados a porcentagem de casos de cisticercose nos estados e municípios do Brasil. O estado com maior número de casos de cisticercose bovina foi o estado da Paraíba com 10,8%, onde foram analisadas 2.382 mil vacas de 474 propriedades, usado o método de diagnóstico por ELISA indireto. O estado de Rondônia apresenta a menor casuística, pois de 8.451.453 milhões animais inspecionados pelo serviço de inspeção federal no ano de 2012 a 2015, apenas 0,014% foram positivos para cisticercose bovina. Contudo, ainda necessita de muitos estudos sobre a ocorrência de cisticercose no Brasil, pois à escassez de dados em várias regiões brasileira ainda são muitas. Além de medidas de controle e profiláticas de saneamento básico, implantação de projetos, práticas de vigilância sanitária a fim de proporcionar menor risco à saúde pública e minimizar os prejuízos à exploração pecuária.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Federação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Bacharel em Medicina Veterinária, sob a orientação da Profa. Dra. Mayra Araguaia Pereira Figueiredo.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2868
Appears in Collections:Medicina Veterinária (Monografias)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ocorrência de cisticercose em bovinos abatidos.pdf980,34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.