Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2871
Title: Negras histórias: da senzalas para a favela
Authors: Lima, Perla Arruda
Keywords: Escravizados
Pós abolição
Preconceito
Issue Date: 2019
Citation: LIMA, P. A. Negras histórias: da senzalas para a favela. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Federação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção parcial do Título de Licenciatura em História, sob a orientação do Prof. Me. José Joaci Barboza
Abstract: O presente trabalho monográfico tem como objeto o negro no pós abolição, a trajetória e o descaso com o mesmo, perpassando os cortiços, dando ênfase ao cortiço cabeça de porco e a sua destruição, os quilombos, as três hipóteses mais utilizadas para o surgimento da primeira favela, utilizando Andrelino Campos e o reflexo de uma abolição não almejada e devido a isso não planejada. Deste modo a pesquisa traz dados que demonstram os preconceitos sofridos pelos negros em relação a sua cultura e sua cor; a criminalização do negro, descrito como um criminoso nato. Para construir a pesquisa me servi da revisão e da pesquisa bibliográfica e tive como referências autores como Andrelino Campos, Sidney Chalhoub, Leslie Bethell, Lilia Moritz Schwarcz, entre outros. Mesmo após os mais de 300 anos de escravidão, todas as atrocidades por eles sofridas, não houve uma reparação efetiva, mas ocorreu uma mínima tentativa com as cotas e a obrigatoriedade do ensino da história da África.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Federação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção parcial do Título de Licenciatura em História, sob a orientação do Prof. Me. José Joaci Barboza
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2871
Appears in Collections:História (Monografia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Negras histórias da senzalas para a favela.pdf247,28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.