Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2876
Title: Tendências didáticas metodológicas da educação matemática na educação básica: Uma análise de monografias do curso de licenciatura em Matemática da Unir Campus de Ji-Paraná
Authors: Oliveira Junior, José Henrique de
Keywords: Didática da Matemática
Trabalho de Conclusão de Curso
Licenciatura em Matemática
Educação Matemática
Issue Date: 2018
Citation: Oliveira Junior, José Henrique de Tendências didáticas metodológicas da educação matemática na educação básica: Uma análise de monografias do curso de licenciatura em Matemática da Unir Campus de Ji-Paraná. 2018. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2018.
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo analisar as monografias relacionadas às tendências didáticas metodológicas da Educação Matemática na Educação Básica do curso de Licenciatura em Matemática do campus da UNIR de Ji-Paraná (2010-2016). Para tanto na fundamentação teórica, respaldou-se em autores do campo da Educação Matemática que abordam sobre as tendências e o surgimento da Educação Matemática, a saber: Kilpatrick (1996), Fiorentini e Lorenzato (2012), Miguel et al. (2004), Leite e Ribeiro (2013), Fiorentini (1995), Souza (2015), Ponte (2008), Leite (2011; 2016), Munhoz (2011), D’Ambrosio (2005), Hein e Biembengut (2007), Biembengut (2009), Zuffi e Onuchic (2007), Polya (2006), Miguel (1997), Passos (2009), Botas e Moreira (2013), Lorenzato (2009), Smole, Diniz e Milani (2007). No aporte metodológico, teve-se: Gil (2002), Fonseca (2002), Bicudo (2014), Fiorentini e Lorenzato (2012) e Bardin (1977). Assim, metodologicamente, o estudo é de abordagem qualitativa com caráter exploratório, bibliográfico e meta-analítico. O material de análise se trata de 13 monografias que foram obtidas por meio das seguintes fontes: site do Departamento de Matemática e Estatística (DME), atas de defesas das monografias, Silva (2017), autores e orientadores das pesquisas. Para a interpretação e análise dos dados, recorreu-se a estratégias de análise de conteúdo, que ocorreu por meio de quatro eixos temáticos, a saber: Um olhar sobre as monografias defendidas do curso de Licenciatura em Matemática da UNIR campus Ji Paraná no período de 2010 a 2016; Monografias que abordam tendências didáticas metodológicas da Educação Matemática: em foco as pesquisas que têm relação com a Educação Básica; Análise das monografias: em foco aos objetivos e aspectos da metodologia das pesquisas; Contribuições e lacunas evidenciadas nas pesquisas para o processo de ensino aprendizagem da matemática. Dentre os resultados, no primeiro eixo, destaca-se que de 2010 a 2016 foram defendidas 73 monografias. A maioria dessas monografias aborda temáticas ligadas à Educação Matemática com enfoque no processo de ensino-aprendizagem da matemática. No que diz respeito ao segundo eixo, verificou-se que apenas 13 abordam a temática concernente as tendências didáticas metodológicas da Educação Matemática voltadas para a Educação Básica, sendo que, identificou as seguintes tendências contempladas nas monografias: etnomatemática, modelagem matemática, resolução de problemas, história da matemática, jogos e TIC’s. No terceiro eixo, verificou-se que os objetivos estão ligados aos diferentes temas relacionados ao processo de ensino-aprendizagem da matemática. Quanto a metodologia a maioria das pesquisas assumiu a abordagem qualitativa e/ou tipo bibliográfico, sendo o instrumento mais utilizado na coleta de dados o questionário. Por fim, no quarto eixo, destaca se que as monografias analisadas abordam várias contribuições para à aprendizagem da matemática. As lacunas e dificuldades identificadas se remetem a fatores externos e não propriamente as tendências didáticas metodológicas da Educação Matemática. Espera-se que os resultados desse estudo promovam reflexões e debates sobre a importância de se utilizar metodologias diferenciadas no ensino da matemática na Educação Básica, bem como divulgar produções locais e fomentar novas pesquisas na área.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso submetido ao Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciado em Matemática
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2876
Appears in Collections:DME/JP. Trabalhos de Conclusão do Curso de Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
José Henrique de Oliveira Júnior.pdfJosé Henrique de Oliveira Júnior1,11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.