Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2878
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCavalcante, Welbe Ragel-
dc.date.accessioned2020-01-31T20:44:27Z-
dc.date.available2020-01-31T20:44:27Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCavalcante, Welbe Ragel. Uma sequencia didática utilizando a feira de ciências. 2019. 141 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2878-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) através do Polo do Campus de Ji Paraná, da Universidade Federal de Rondônia, como parte dos quesitos necessários para a obtenção do Título de Mestre em Ensino de Físicapt_BR
dc.description.abstractO processo de ensino de Ciências ou de Física na Educação Básica tem apresentado vários problemas. Visando minimizar alguns destes problemas, foi desenvolvida esta dissertação no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, com o objetivo de construir uma sequência didática voltada à organização de feiras de ciências em fases, tomando -se por base o conceito freireano de tema gerador e a Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel. O produto educacional foi desenvolvido e aplicado em uma escola de ensino médio da cidade de Cacoal/RO pelo autor deste trabalho que é um professor estadual. Como resultado, a sequência didática apresenta seis fases, a saber: escolha do tema gerador, verificação dos subsunçores (os conhecimentos prévios), ancoragem (exposição a novos conhecimentos), concretização (confecção e forma de expor o aprendizado), exposição (que é a apresentação do que fora aprendido) e a reavaliação (verificar se houve ganho ou não de aprendizagem). A partir desta organização em fases, entende-se que há uma contribuição do trabalho quanto a uma mudança conceitual sobre feira de ciências, que deixa de ser entendida apenas como um dia na escola e passa a ser concebida como um processo pedagógico, que não somente promove o desenvolvimento de aprendizagens significativas como também trabalha com temas relacionados ao contexto social em que a escola está inserida . Espera-se que os resultados obtidos desse trabalho possam contribuir para inovações no processo de ensino-aprendizagem, fornecendo uma proposta de metodologia de ensino usando a feria de ciências a professores que trabalham com o Ensino de Ciências no Ensino Fundamental, ou mesmo que trabalham com o ensino de Física, Química, Biologia e outros componentes curriculares no Ensino Médio.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2020-01-31T20:44:27Z No. of bitstreams: 1 WELBE RAGEL CAVALCANTE.pdf: 6459009 bytes, checksum: c89d240bb45419547a716fa58d5eb7b9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-31T20:44:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WELBE RAGEL CAVALCANTE.pdf: 6459009 bytes, checksum: c89d240bb45419547a716fa58d5eb7b9 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.subjectFeira de ciênciaspt_BR
dc.subjectEvento científicopt_BR
dc.subjectTeorias de aprendizagempt_BR
dc.subjectMétodo de ensinopt_BR
dc.titleUma sequencia didática utilizando a feira de ciênciaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:MNPEF - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WELBE RAGEL CAVALCANTE.pdfWELBE RAGEL CAVALCANTE6,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.