Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2879
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCôrtes, Doerte Chagas-
dc.date.accessioned2020-01-31T20:44:46Z-
dc.date.available2020-01-31T20:44:46Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCôrtes, Doerte Chagas. O ensino de física no ensino médio através de experimentos virtuais e concretos em sala de aula. 2019. 260 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2879-
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Rondônia -UNIR no Curso de Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF), como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Ensino de Física.pt_BR
dc.description.abstractEntendemos que o aprimoramento nos mecanismos do ensino aprendizagem para alunos do Ensino Médio, principalmente no que diz respeito ao ensino de física, é fundamental para a construção do conhecimento. Por isso, esta pesquisa está voltada para a inserção das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, através de experimentos virtuais, que são softwares educativos, aplicativos que podem ser utilizados tanto em computadores como em smartphones. Além dos experimentos virtuais, este trabalho terá como fonte de aprimoramento dos mecanismos de aprendizagem, os experimentos concretos, destinados ao ensino de física, que possam promover entre alunos do Ensino Médio, maior desenvolvimento e uma aprendizagem significativa. Assim, o presente trabalho avalia uma abordagem com uso de experimentos concretos e virtuais, através de roteiros de aula, e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem de alguns conceitos de Física abordados no Ensino Médio, traçando de modo qualitativo os aspectos motivacionais que surgem em sala de aula com uso destes recursos e verificando se os mesmos favorecem uma aprendizagem com significado para os estudantes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2020-01-31T20:34:00Z No. of bitstreams: 1 DOERTE CHAGAS CÔRTES.pdf: 16801557 bytes, checksum: 50f8cfdd255125b7a7d6582abd899658 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2020-01-31T20:35:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DOERTE CHAGAS CÔRTES.pdf: 16801557 bytes, checksum: 50f8cfdd255125b7a7d6582abd899658 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2020-01-31T20:44:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DOERTE CHAGAS CÔRTES.pdf: 16801557 bytes, checksum: 50f8cfdd255125b7a7d6582abd899658 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-31T20:44:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DOERTE CHAGAS CÔRTES.pdf: 16801557 bytes, checksum: 50f8cfdd255125b7a7d6582abd899658 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.subjectDidática em físicapt_BR
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subjectTecnologias de aprendizagempt_BR
dc.subjectDesenvolvimento da aprendizagempt_BR
dc.titleO ensino de física no ensino médio através de experimentos virtuais e concretos em sala de aulapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:MNPEF - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOERTE CHAGAS CÔRTES.pdfDOERTE CHAGAS CÔRTES16,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.