Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/287
Título: A importância da música na pré-escola dentro da perspectiva histórico-crítica
Autor(es): 
Santos, Patrícia Barbosa dos
Palavras-chave: Ensino de música - Crianças
Educação infantil
Pedagogia histórico-crítica
Data do documento: 2014
Citação: SANTOS, P. B. A importância da música na pré-escola dentro da perspectiva histórico-crítica. 2014, 74 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2014.
Resumo: No ano de 2013 a Pré-Escola tornou-se obrigatória, assim sendo, é preciso ter em vista que o ensino para o público que estuda nessa primeira etapa da educação básica precisa ter como finalidade o desenvolvimento integral da criança. Verifica-se que a música pode ser de grande auxílio para que tal desenvolvimento se concretize. Mediante ao exposto, a presente monografia tem por objetivo explicar a importância da música como recurso pedagógico na Pré-Escola. Parte-se do pressuposto de que ela está presente na vida do indivíduo desde o seu nascimento ou até mesmo antes, e por isso já justifica sua utilização na educação. Além de diversão e brincadeira, esta arte pode possibilitar ao aluno entre outras coisas uma compreensão do mundo a sua volta, do outro e a si mesmo desde que seja inserida na educação de forma adequada. A pesquisa bibliográfica está fundamentada em Demerval Saviani, João Luiz Gasparin, Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI), Ana Carolina Galvão Marsiglia, Karl Marx, Friedrich Engels entre outros. Ressalta-se que este estudo será analisado pelo viés da pedagogia histórico-crítica, uma vez que há uma defesa em prol das classes menos favorecidas, requerendo da educação um ensino que leve o aluno ao conhecimento sistematizado. Realizou-se ainda uma investigação de campo através de observação, entrevista e questionário. Os atores da pesquisa foram professores e alunos da Pré-Escola. A pesquisa de campo contextualizou todos os procedimentos utilizados, os resultados obtidos foram expostos juntamente com suas referidas análises, possibilitando uma reflexão crítica acerca do tema, contrapondo a teoria e a prática educacional, demonstrando que apesar da idade de tais alunos é necessário realizar atividades que contenham conteúdos significativos que ampliem as potencialidades dos pequenos. Logo, é preciso ressaltar que a inserção da pedagogia histórico-crítica dentro da instituição infantil não significa que tal teoria propõe negar que essas crianças necessitam de uma educação diferenciada das séries posteriores, uma vez que a intenção em nenhum momento é desvalorizar o estágio desse indivíduo, mas sim garantir que apesar das suas necessidades e particularidades eles também têm o direito de receber uma educação de qualidade, condizente com as reais necessidades atuais. Todavia, mediante ao processo de investigação de campo notou-se que em todos os momentos esta arte ainda vive sobre a influência de uma educação fantasiada de democrática, sendo utilizada de maneira fragmentada e estereotipada.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientadorª: Prof. Esp. Márcia Ângela Patrícia
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/287
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Santos, Patrícia Barbosa dos.pdfLeitura de dados1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.