Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/288
Title: A arte de (des)colonizar: Retratos do Brasil em poemas e cartas de Elizabeth Bishop
Authors: Costa, Alex Santana
Keywords: Elizabeth Bishop
Poemas do Brasil
Uma Arte: As cartas de Elizabeth Bishop
Pós-colonialismo
Issue Date: 2013
Citation: COSTA, Alex Santana. A arte de (des)colonizar: Retratos do Brasil em poemas e cartas de Elizabeth Bishop. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Letras). Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Letras (PPGML). Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR. 101p. Porto Velho, 2013.
Abstract: No presente estudo, investigo o discurso da poeta e escritora norte-americana Elizabeth Bishop, revelado por meio de alguns de seus poemas e cartas alusivos ao Brasil. Pretendo analisar os referidos textos a partir de princípios e critérios contemporâneos contextualizados, bem como verificar a presença de teores imperialistas nas obras de Bishop que podem ser discutidos e desconstruídos. Com vistas a tornar minha análise possível, traduzi para a língua portuguesa os referidos poemas e cartas, bem como organizei todo o escopo teórico necessário ao embasamento desta pesquisa. Minha análise é subsidiada por críticos pós coloniais tais como Frantz Fanon, Aimé Césaire, Edward Said, Albert Memmi, Octave Mannoni, entre outros, cujas obras, sob meu ponto de vista, tornam possíveis a leitura de Bishop a partir de uma abordagem não utilizada frequentemente quando se investigam as obras dessa poeta. Após concluídas as análises, constato que os discursos presentes nos poemas e cartas de Bishop revelam seu ímpeto colonizador. Isto se torna evidente em sua ênfase acerca de detalhes exóticos e negativos a respeito de aspectos sociopolíticos e culturais do Brasil durante as décadas de 1950 a 1970. Diante disso, parece estar claro que as várias audiências de Bishop, compreendendo seus leitores norte-americanos das décadas de 1950 a 1970, até seus escritores e/ou críticos de poesia contemporâneos, têm tido acesso a uma imagem do Brasil que é socialmente retrógrada, politicamente corrupta, moralmente depravada e culturalmente ociosa e exagerada. Além disso, foi observado também que a perspectiva de Bishop em relação ao nosso país oscilava de acordo com o nível de satisfação do seu relacionamento com a brasileira Maria Carlota (Lota). Entretanto, é importante ressaltar que, para alcançar essa conclusão, o leitor e/ou pesquisador precisa proceder a uma leitura paralela das cartas escritas no mesmo período da publicação dos poemas, visto ser perceptível que sua obra não se distancia muito de sua biografia.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Letras da Fundação Universidade Federal de Rondônia como um dos requisitos à obtenção do título de mestre em Letras.Orientador: Prof. Dr. Miguel Nenevé
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/288
Appears in Collections:PPGL/PVH - Mestrado em Letras (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Costa, Alex Santana.pdf579,64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.