Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2884
Título: A utilização do laboratório virtual PHET para o ensino de física no nono ano do ensino fundamental
Autor(es): Santos, José Mauricio Neris dos
Palavras-chave: .Tecnologias de informação e comunicação
Ensino e Aprendizagem
Teoria da Aprendizagem Significativa
Data do documento: 2019
Citação: Santos, José Mauricio Neris dos. A utilização do laboratório virtual PHET para o ensino de física no nono ano do ensino fundamental. 2019. 170 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019.
Resumo: A utilização das novas tecnologias de informação e comunicação como ferramentas para o ensino-aprendizagem, proporciona aos alunos um aprendizado com maior interesse e compreensão. No ensino da física, a experimentação tem um caráter fundamental para a compreensão/entendimento dos conteúdos ensinados, visto isso, é de grande importância a integração das aulas teóricas com as práticas, oportunizando aos alunos que o conteúdo seja visualizado com maior clareza. Frente às dificuldades encontradas em sala de aula, foi elaborado um produto educacional que favoreça a utilização do laboratório virtual PhET Física, no qual está fundamentado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. O produto foi aplicado em 1 (uma) turma de nono ano do ensino fundamental, sendo as aulas realizadas em 2 bimestres, totalizando 60 encontros de 50 minutos cada. Após as aulas, aplicou-se um questionário com 9 (nove) perguntas fechadas. Os resultados indicaram que o uso do produto educacional é uma ferramenta de grande valia na busca do conhecimento em conceitos referentes a física para alunos do nono ano do ensino fundamental, ressaltando que o mesmo auxilia o professor nas abordagens, tornando as aulas de física mais agradáveis, motivadoras e interessantes
Descrição: Dissertação apresentada ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) através do Polo do Campus d Ji-Paraná, da Universidade Federal de Rondônia, como parte dos quesitos necessários para a obtenção do Título de Mestre em Ensino de Física
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2884
Aparece nas coleções:MNPEF - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉ MAURÍCIO NERIS DOS SANTOS.pdfJOSÉ MAURÍCIO NERIS DOS SANTOS5,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
José Mauricio Neris dos Santos.pdfFicha catalográfica1,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.