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Título: Evasão na universidade pública: danos ao desenvolvimento social e formativo
Autor(es): Souza, Flávio Junior de
Palavras-chave: Pedagogia
Evasão
Universidade pública
Data do documento: Jun-2019
Resumo: A evasão é um dano sem precedentes, tanto para a sociedade quanto para as instituições de ensino, sendo o locus desta pesquisa uma Universidade Pública no cone sul do estado de Rondônia, tendo como objeto o curso de pedagogia. Esta pesquisa tem como problema: quais os motivos que levaram alunos do curso de licenciatura em pedagogia a evasão. Portanto, este trabalho aborda questões coerentes a esse dano formativo que o aluno sofre, ao não concluir sua graduação, deixando assim de usufruir dos benefícios que a conclusão do curso poderia lhe proporcionar. Tendo como objetivo geral identificar os motivos que causam à evasão universitária no curso de licenciatura em pedagogia período noturno. E específicos: entender quais são os principais motivos que levam a evasão universitária; compreender as dificuldades enfrentadas pelos alunos na permanecia do curso; investigar as medidas tomadas pelo departamento responsável pelo curso em relação a evasão; ressaltar a importância de se pensar na reelaboração da organização do curso. Para conceituar está pesquisa contamos com autores de uma perspectiva crítica como Libâneo (2013), Freire (1997), Meksenas (1993) e Constituição Federal (1988). Assim, o trabalho apresenta uma pesquisa sobre quais motivos levaram alunos de três turmas do curso de pedagogia período noturno a evasão, tentando assim, compreender por quais circunstâncias o número de alunos evadidos geralmente é da mesma proporção em turmas diferentes. A metodologia da pesquisa é baseada em uma perspectiva da abordagem qualitativa, com entrevistas estruturadas e semiestruturadas, para analisar os dados foi utilizado alguns conceitos da teoria de Análise de Conteúdos, sendo sujeitos da pesquisa alunos evadidos e professores chefe de departamento responsável pelo curso. Verificou-se que muitos dos alunos evadidos não conseguiram prosseguir com o curso por não arranjarem uma forma de conciliar trabalho formal com atividades acadêmicas, e o departamento responsável pouco pode fazer para que este dano não aconteça, pois seguem o Projeto Politico do curso, que é o mesmo estabelecido para a turma matutina e noturna, sabendo que cada turno tem suas peculiaridades. A partir das análises dos conteúdos, considero que combater esse dano não é fácil, porem é possível diminui-lo de forma significativa, adotando medidas centrais ao problema, elaborando um Projeto Político específico para o período noturno, levando em consideração a carga horária que estes alunos precisam cumprir no trabalho para sua subsistência.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2887
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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