Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2887
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Flávio Junior de | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-12T19:01:42Z | - |
dc.date.available | 2020-02-12T19:01:42Z | - |
dc.date.issued | 2019-06 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2887 | - |
dc.description.abstract | A evasão é um dano sem precedentes, tanto para a sociedade quanto para as instituições de ensino, sendo o locus desta pesquisa uma Universidade Pública no cone sul do estado de Rondônia, tendo como objeto o curso de pedagogia. Esta pesquisa tem como problema: quais os motivos que levaram alunos do curso de licenciatura em pedagogia a evasão. Portanto, este trabalho aborda questões coerentes a esse dano formativo que o aluno sofre, ao não concluir sua graduação, deixando assim de usufruir dos benefícios que a conclusão do curso poderia lhe proporcionar. Tendo como objetivo geral identificar os motivos que causam à evasão universitária no curso de licenciatura em pedagogia período noturno. E específicos: entender quais são os principais motivos que levam a evasão universitária; compreender as dificuldades enfrentadas pelos alunos na permanecia do curso; investigar as medidas tomadas pelo departamento responsável pelo curso em relação a evasão; ressaltar a importância de se pensar na reelaboração da organização do curso. Para conceituar está pesquisa contamos com autores de uma perspectiva crítica como Libâneo (2013), Freire (1997), Meksenas (1993) e Constituição Federal (1988). Assim, o trabalho apresenta uma pesquisa sobre quais motivos levaram alunos de três turmas do curso de pedagogia período noturno a evasão, tentando assim, compreender por quais circunstâncias o número de alunos evadidos geralmente é da mesma proporção em turmas diferentes. A metodologia da pesquisa é baseada em uma perspectiva da abordagem qualitativa, com entrevistas estruturadas e semiestruturadas, para analisar os dados foi utilizado alguns conceitos da teoria de Análise de Conteúdos, sendo sujeitos da pesquisa alunos evadidos e professores chefe de departamento responsável pelo curso. Verificou-se que muitos dos alunos evadidos não conseguiram prosseguir com o curso por não arranjarem uma forma de conciliar trabalho formal com atividades acadêmicas, e o departamento responsável pouco pode fazer para que este dano não aconteça, pois seguem o Projeto Politico do curso, que é o mesmo estabelecido para a turma matutina e noturna, sabendo que cada turno tem suas peculiaridades. A partir das análises dos conteúdos, considero que combater esse dano não é fácil, porem é possível diminui-lo de forma significativa, adotando medidas centrais ao problema, elaborando um Projeto Político específico para o período noturno, levando em consideração a carga horária que estes alunos precisam cumprir no trabalho para sua subsistência. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2020-01-08T21:16:37Z No. of bitstreams: 1 Monografia em pdf.pdf: 1936571 bytes, checksum: 6b36732b9a49daf8562c22c32982d6ca (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2020-02-12T19:01:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia em pdf.pdf: 1936571 bytes, checksum: 6b36732b9a49daf8562c22c32982d6ca (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2020-02-12T19:01:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia em pdf.pdf: 1936571 bytes, checksum: 6b36732b9a49daf8562c22c32982d6ca (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-02-12T19:01:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia em pdf.pdf: 1936571 bytes, checksum: 6b36732b9a49daf8562c22c32982d6ca (MD5) Previous issue date: 2019-06 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Evasão | pt_BR |
dc.subject | Universidade pública | pt_BR |
dc.title | Evasão na universidade pública: danos ao desenvolvimento social e formativo | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia em pdf.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.