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dc.contributor.authorCosta, Alex Santana-
dc.date.accessioned2014-09-30T14:57:18Z-
dc.date.available2014-09-30T14:57:18Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationCOSTA, Alex Santana. A arte de (des)colonizar: Retratos do Brasil em poemas e cartas de Elizabeth Bishop. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Letras). Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Letras (PPGML). Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR. 101p. Porto Velho, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/288-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Letras da Fundação Universidade Federal de Rondônia como um dos requisitos à obtenção do título de mestre em Letras.Orientador: Prof. Dr. Miguel Nenevépt_BR
dc.description.abstractNo presente estudo, investigo o discurso da poeta e escritora norte-americana Elizabeth Bishop, revelado por meio de alguns de seus poemas e cartas alusivos ao Brasil. Pretendo analisar os referidos textos a partir de princípios e critérios contemporâneos contextualizados, bem como verificar a presença de teores imperialistas nas obras de Bishop que podem ser discutidos e desconstruídos. Com vistas a tornar minha análise possível, traduzi para a língua portuguesa os referidos poemas e cartas, bem como organizei todo o escopo teórico necessário ao embasamento desta pesquisa. Minha análise é subsidiada por críticos pós coloniais tais como Frantz Fanon, Aimé Césaire, Edward Said, Albert Memmi, Octave Mannoni, entre outros, cujas obras, sob meu ponto de vista, tornam possíveis a leitura de Bishop a partir de uma abordagem não utilizada frequentemente quando se investigam as obras dessa poeta. Após concluídas as análises, constato que os discursos presentes nos poemas e cartas de Bishop revelam seu ímpeto colonizador. Isto se torna evidente em sua ênfase acerca de detalhes exóticos e negativos a respeito de aspectos sociopolíticos e culturais do Brasil durante as décadas de 1950 a 1970. Diante disso, parece estar claro que as várias audiências de Bishop, compreendendo seus leitores norte-americanos das décadas de 1950 a 1970, até seus escritores e/ou críticos de poesia contemporâneos, têm tido acesso a uma imagem do Brasil que é socialmente retrógrada, politicamente corrupta, moralmente depravada e culturalmente ociosa e exagerada. Além disso, foi observado também que a perspectiva de Bishop em relação ao nosso país oscilava de acordo com o nível de satisfação do seu relacionamento com a brasileira Maria Carlota (Lota). Entretanto, é importante ressaltar que, para alcançar essa conclusão, o leitor e/ou pesquisador precisa proceder a uma leitura paralela das cartas escritas no mesmo período da publicação dos poemas, visto ser perceptível que sua obra não se distancia muito de sua biografia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2014-09-30T14:37:06Z No. of bitstreams: 1 Costa, Alex Santana.pdf: 593550 bytes, checksum: 8d4e9af9a7b3b17f794834611fbabeb7 (MD5)en
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dc.subjectElizabeth Bishoppt_BR
dc.subjectPoemas do Brasilpt_BR
dc.subjectUma Arte: As cartas de Elizabeth Bishoppt_BR
dc.subjectPós-colonialismopt_BR
dc.titleA arte de (des)colonizar: Retratos do Brasil em poemas e cartas de Elizabeth Bishoppt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

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