Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2894
Título: A Física Moderna no Cotidiano
Autor(es): Freitas, Enivaldo Tavares
Palavras-chave: Física moderna
Efeito fotoelétrico
Experimentos didáticos
Data do documento: 2019
Citação: Freitas, Enivaldo Tavares. A Física Moderna no Cotidiano. 2019. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019.
Resumo: O público-alvo desse trabalho são alunos do ensino médio, na tentativa epistemológica do resgate de alunos que não sabem por que se estuda física, para que serve e qual importância da física na vida cotidiana e ao mundo contemporâneo. Tem-se observado que atividades experimentais e aplicação da física contribuem de forma muito positiva no sentido de aumentar o interesse do aluno nos conceitos discutidos em sala de aula. Desta forma, o objetivo deste trabalho é de apresentar alguns experimentos simples com material de baixo custo sobre o efeito fotoelétrico e foto voltaico. Inicialmente apresenta-se uma pequena introdução à teoria da relatividade, redigido de um jeito não encontrado nos livros didáticos atuais do ensino médio, e sua aplicação no GPS (global positioning system), onde faz se uso da relatividade para corrigir a diferença do tempo do satélite em relação ao receptor de sinais GPS. Em seguida, é tratada a fascinante história da luz: sua natureza, como é formada e suas propriedades de reflexão, refração e difração da luz, a luz na visão moderna. Também se explica o efeito fotoelétrico sua descoberta, importância e aplicação em experimento simples com: transistor, LDR (do inglês Light Dependent Resistor) e fotodiodo. A explicação ao efeito fotoelétrico rendeu o prêmio Nobel ao físico alemão Albert Einstein, que desvendou todo o mistério que o envolvia. Aplicações deste efeito incluem: sensor fotoelétrico e fotovoltaico, usina solar etc. Finalmente, serão apresentados alguns experimentos simples de uma célula solar a base de transistor para fins didáticos e experimentos usando LDR, para despertar interesse do aluno e que ele possa ver a importância da física no mundo em que vive.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Física de Ji-Paraná, Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos quesitos para obtenção do Título de Licenciado em Física
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2894
Aparece nas coleções:Física (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENIVALDO TAVARES DE FREITAS.pdfENIVALDO TAVARES DE FREITAS3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.