Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2895
Título: Ciência-Arte: Uma abordagem contemporânea do estudo de ondas utilizando artes populares
Autor(es): Oliveira, Marline de Souza
Palavras-chave: Método de Ensino
Eficiência no ensino
Interação
Data do documento: 2019
Citação: Oliveira, Marline de Souza. Ciência-Arte: Uma abordagem contemporânea do estudo de ondas utilizando artes populares. 2019. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019.
Resumo: É notório a dificuldade do professor em fazer com que os alunos compreendam os modelos estudados em física, muitas vezes procuramos diversas metodologias para atrair a atenção em sala de aula, seja por experimentos, jogos didáticos ou simulações virtuais, tentamos interagir o aluno com o conteúdo e levar relacionar esses conceitos como seu cotidiano, desta forma o trabalho investiga uma nova metodologia e ensino e aprendizagem da Física, buscando resgatar a relação da Ciência e da Arte, para tornar as aulas mais dinâmicas, buscando levar o aluno a compreender a física como parte da cultura humana. Uma pesquisa quantitativa foi realizada sobre artigos publicados em três grandes revistas para o ensino de física, sendo encontradas 70 publicações em 18 anos, baseado nesta pesquisa bibliográfica elaborou-se uma proposta de aula que utiliza áreas artísticas como ferramenta facilitadora do ensino aprendizagem. Observando as áreas em que houve maior índices de publicações utilizou uma poesia em cordel, uma música e uma pintura relacionando com conceitos de ondulatória e acústica, tendo como eixo principal a interdisciplinaridade entre as disciplinas básicas do currículo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Física de Ji Paraná, Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos quesitos para a obtenção do Título de Licenciado em Física
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2895
Aparece nas coleções:Física (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARLINE DE SOUZA OLIVEIRA.pdfMARLINE DE SOUZA OLIVEIRA1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa do TCC.pdf310,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.