Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2898
Título: Tutoriais em simulações virtuais de mecânica pelo Interactive Physics
Autor(es): Almeida, Bruno Gaede
Palavras-chave: Didática em física
Dificuldades de aprendizagem
Software educacional
Ensino interativo
Data do documento: 2018
Citação: Almeida, Bruno Gaede. Tutoriais em simulações virtuais de mecânica pelo Interactive Physics. 2018. 179 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Física) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2018.
Resumo: O ensino de Física tem apresentado dificuldades em relação à compreensão de conceitos até a interpretação das equações. Entre outros problemas, o método de ensino de Física está necessitando de atualizações visando melhorar a aprendizagem dos alunos de modo a tornar o ensino mais motivante. Neste sentido, diversos estudos mencionam que softwares podem proporcionar ferramentas de auxílio no desenvolvimento de tarefas em sala de aula, bem como a intervir de forma importante e contemporânea à realidade dos alunos, permitindo um ensino de Física efetivo e no ambiente tecnológico em que eles estão bem ativos. Nesse cenário o presente trabalho irá disponibilizar uma metodologia de aplicação de um manual contendo tutoriais de criação e aplicação de simulações virtuais com o software Interactive Physics, sendo destinado a professores de Física do ensino médio. Esta ferramenta de ensino será inserida em conjunto aos conteúdos que fazem parte do início da ementa curricular do 1º ano do ensino médio em 4 aulas de 100 minutos cada, sendo eles, o movimento retilíneo uniforme e uniformemente variado, lançamento oblíquo plano inclinado com e sem atrito, com uma avaliação na última aplicação. O simulador em questão, tem propósito de melhorar a compreensão dos conteúdos e estimular o poder de abstração dos fenômenos físicos. Para a aplicação do produto educacional fora utilizado o método construcionista de Papert, no qual o aluno irá ter o poder de ser o artista e condutor de sua aprendizagem, mediante a manipulação do simulador, a fim de que se possa obter novas conexões e habilidades, ocorrendo de uma maneira participativa e interativa do processo de ensino-aprendizagem. O retorno que os alunos expuseram mediante a aplicação do produto foi realizada pelo método de pesquisa qualitativa e quantitativa. Tal escolha baseia-se na importância que há pelo contato direto do professor e sua empatia para com o aluno, observando-se suas emoções e opiniões durante a aplicação. Os resultados obtidos na avaliação do produto evidenciam a importância da aplicação desta ferramenta no ensino de conceitos iniciais de mecânica no ensino médio.
Descrição: Dissertação apresentada ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) através do Polo do Campus de Ji-Paraná, da Universidade Federal de Rondônia, como parte dos quesitos necessários para a obtenção do Título de Mestre em Ensino de Física
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2898
Aparece nas coleções:MNPEF - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNO GAEDE DE ALMEIDA.pdfBRUNO GAEDE DE ALMEIDA6,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.