Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2900
Title: A etnofísica nos anos iniciais do ensino fundamental
Authors: Oliveira, Iuri da Cruz
Keywords: Etnofísica
Didática em física
Aprendizagem Significativa
Multidisciplinaridade
Issue Date: 2019
Citation: Oliveira, Iuri da Cruz. A etnofísica nos anos iniciais do ensino fundamental. 144 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Ensino de Física)– Departamento de física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2019.
Abstract: O presente estudo é resultado da aplicação do produto educacional referente ao ensino de Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma turma do 3° ano da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Jandinei Cella, em Ji-Paraná, Rondônia. A escola é responsável por favorecer as potencialidades dos alunos de modo a desenvolver suas capacidades. Capacidades presentes desde muito cedo, por isso o contato com a Física nos anos iniciais se torna eficaz, devido sua natureza investigativa, observadora e curiosa. Portanto, se torna imprescindível discutir as situações vivenciadas pelos alunos, principalmente relacionadas aos conhecimentos físicos. O objetivo do estudo foi reconhecer os conceitos da Etnofísica presentes no cotidiano dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, visando a construção de uma metodologia de ensino e aprendizagem do ensino de Física, de forma multidisciplinar. Foi utilizado como metodologia o reconhecimento de fenômenos físicos presentes no cotidiano dos alunos, por meio da Etnofísica. Utilizou-se também da metodologia da Pedagogia da Roda e da Pedagogia de Contação de Histórias, sendo o estudo dividido em seis encontros. Os temas da Física abordados no estudo foram: água, calor, lua, luz, movimento e som. Pelos resultados percebe-se que a construção de um caderno pedagógico de apoio aos professores dos anos iniciais é importante, tendo em vista que, a educação deve fornecer aos alunos subsídios para que o mesmo perceba os conhecimentos da Física, como uma forma de tentar explicar os acontecimentos cotidianos. Por isso, quando os alunos fazem uma aproximação entre os conhecimentos científicos com a realidade, o faz refletir sobre verdadeiro papel das Ciências, no caso do objeto de estudo do trabalho, a Física. O aluno passa a entender que a Física não é uma ciência somente para gênios e sim uma ciência voltada aos curiosos. E por ser considerada essa ciência dos curiosos, o conceito da Etnofísica pode ser utilizado vinculado a contextualização da realidade que está pre sente no dia a dia dos alunos.
Description: Dissertação de mestrado submetida ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Polo Ji-Paraná, no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Ensino de Física.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2900
Appears in Collections:DEFI/JP. Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IURI DA CRUZ OLIVEIRA.pdfIURI DA CRUZ OLIVEIRA6,06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.