Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2903
Título: Alfabetização do Ensino de Física no Ensino Fundamental I por meio de Temas Geradores
Autor(es): Santos, Julio Eduardo Neves dos
Palavras-chave: Alfabetização
Dificuldades de aprendizagem
Séries iniciais
Círculo de Cultura
Data do documento: 2019
Citação: Santos, Julio Eduardo Neves dos. Alfabetização do Ensino de Física no Ensino Fundamental I por meio de Temas Geradores. 123 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Ensino de Física)– Departamento de física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2019.
Resumo: O ensino de física tem sido um fator desafiador para o professor atualmente. Não se sabe o porquê de tantos problemas e rejeição por parte dos alunos à disciplina no Ensino Médio. Diante desses e outros desafios, neste estudo e pesquisa desenvolvemos uma proposta de alfabetização do ensino de física para as séries iniciais de modo a introduzir, desde o início da vida escolar do educando, os conteúdos de física, visando diminuir a deficiência, rejeição e os problemas enfrentados com o estudo da disciplina nos dias hodiernos. Para isso, utilizamos o Círculo de Cultura de Paulo Freire por meio do Tema Gerador para o estudo do conteúdo de física correlacionado com outras disciplinas, com essa metodologia sendo adotada em cinco etapas. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, teve como objetivo analisar se a metodologia utilizada pode contribuir para o ensino de física desde os anos iniciais. Diante dos resultados apresentados, percebeu-se uma curiosidade e um interesse maior por parte dos alunos em aprender os conteúdos de física. O Círculo de Cultura facilita o diálogo entre aluno e professor diminuindo o distanciamento e modificando as relações entre ambos, trazendo o educando para mais perto do educador. Assim, a proposta torna-se uma ótima ferramenta para introdução do ensino de física nas séries iniciais, pois, além de ser um método que dispensa o método tradicional de ensino, colabora para que os educandos sejam participantes ativos no seu processo de ensino-aprendizagem.
Descrição: Dissertação apresentada no Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Sociedade Brasileira de Física (SBF), Área de concentração: Física na Educação Básica, linha de pesquisa: Física no Ensino Fundamental, Polo de Ji-Paraná, Universidade Federal de Rondônia, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2903
Aparece nas coleções:MNPEF - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIO EDUARDO NEVES DOS SANTOS.pdfJULIO EDUARDO NEVES DOS SANTOS6,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.