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dc.contributor.authorSantos, Julio Eduardo Neves dos-
dc.date.accessioned2020-02-17T16:54:27Z-
dc.date.available2020-02-17T16:54:27Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSantos, Julio Eduardo Neves dos. Alfabetização do Ensino de Física no Ensino Fundamental I por meio de Temas Geradores. 123 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Ensino de Física)– Departamento de física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2903-
dc.descriptionDissertação apresentada no Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Sociedade Brasileira de Física (SBF), Área de concentração: Física na Educação Básica, linha de pesquisa: Física no Ensino Fundamental, Polo de Ji-Paraná, Universidade Federal de Rondônia, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre.pt_BR
dc.description.abstractO ensino de física tem sido um fator desafiador para o professor atualmente. Não se sabe o porquê de tantos problemas e rejeição por parte dos alunos à disciplina no Ensino Médio. Diante desses e outros desafios, neste estudo e pesquisa desenvolvemos uma proposta de alfabetização do ensino de física para as séries iniciais de modo a introduzir, desde o início da vida escolar do educando, os conteúdos de física, visando diminuir a deficiência, rejeição e os problemas enfrentados com o estudo da disciplina nos dias hodiernos. Para isso, utilizamos o Círculo de Cultura de Paulo Freire por meio do Tema Gerador para o estudo do conteúdo de física correlacionado com outras disciplinas, com essa metodologia sendo adotada em cinco etapas. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, teve como objetivo analisar se a metodologia utilizada pode contribuir para o ensino de física desde os anos iniciais. Diante dos resultados apresentados, percebeu-se uma curiosidade e um interesse maior por parte dos alunos em aprender os conteúdos de física. O Círculo de Cultura facilita o diálogo entre aluno e professor diminuindo o distanciamento e modificando as relações entre ambos, trazendo o educando para mais perto do educador. Assim, a proposta torna-se uma ótima ferramenta para introdução do ensino de física nas séries iniciais, pois, além de ser um método que dispensa o método tradicional de ensino, colabora para que os educandos sejam participantes ativos no seu processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
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dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectSéries iniciaispt_BR
dc.subjectCírculo de Culturapt_BR
dc.titleAlfabetização do Ensino de Física no Ensino Fundamental I por meio de Temas Geradorespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:MNPEF - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

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