Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2905
Título: Evasão Escolar na Educação com Jovens e Adultos: um Estudo Realizado em Duas Escolas Estaduais na Cidade de Ji-Paraná/RO
Autor(es): Melo Neta, Joana Ferreira de
Palavras-chave: Educação de Adultos
Evasão Escolar
Política Pública
Data do documento: 2019
Citação: Melo Neta, Joana Ferreira de. Evasão Escolar na Educação com Jovens e Adultos: um Estudo Realizado em Duas Escolas Estaduais na Cidade de Ji-Paraná/RO. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019.
Resumo: A educação de jovens e adultos EJA, enquanto modalidade específica para atender este público, tem enfrentado alguns desafios quanto a permanência destes estudantes na escola. Pesquisas empíricas têm demonstrado que esta tem sido uma problemática em todos os níveis da educação de jovens e adultos – EJA nas escolas de todo o Brasil. Nesta perspectiva, o presente trabalho intitulado Evasão escolar na educação de jovens e adultos: um estudo realizado em duas escolas estaduais na cidade de Ji-Paraná-RO levanta reflexões acerca da temática. O objetivo é identificar se há e quais os motivos que levam os estudantes à evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos. Esta pesquisa foi elaborada, tendo como metodologia um estudo de caso e pesquisa documental de abordagem qualitativa. Os instrumentos para a coleta de dados foram observações in lócus, um questionário semiestruturado que foi aplicado a 2 (dois) professores, 2 (dois) orientadores educacionais e 4(quarto) estudantes da EJA de 2 (duas)escolas públicas de Ji Paraná, sendo 2 (dois) estudantes de cada escola. Como base teórica usamos os seguintes autores: Fernandes (2015), Freire (1980,1994, 1996, 1999 e 2010), Gadotti (2009 e 2014), Gressler (2004) e Motta (2003) entre outros. Ao final, foi possível concluir que os dados gerados como resultado da pesquisa apontam as causas e consequências do abandono escolar na EJA, por sua vez está relacionada, em sua maioria, com as dificuldades de conciliar o trabalho e os estudos.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Pedagogia Universidade Federal de Rondônia - Unir, Campus de Ji-Paraná, como requisito parcial para obtenção do grau em Licenciatura Plena em Pedagogia.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2905
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOANA FERREIRA DE MELO NETA.pdfJOANA FERREIRA DE MELO NETA751,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.